Feira de negócios da Cooxupé espera mais de 30 mil cafeicultores no Sul de Minas

Publicado em 11/03/2024 09:36 e atualizado em 19/03/2024 12:34
Organizada pela cooperativa cafeeira, Femagri 2024 está alinhada com as exigências globais e apresentará ações sustentáveis para as propriedades rurais

Mais de 30 mil cafeicultores do sul e cerrado mineiro, da média mogiana do estado de São Paulo e das Matas de Minas se encontrarão em busca de soluções e ações sustentáveis para as lavouras de café, durante a Femagri 2024 – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas, organizada pela cooperativa cafeeira Cooxupé, em Guaxupé (MG), de 20 a 22 de março. A expectativa de público, segundo a organização, deve ser confirmada pelo fato das famílias cooperadas procurarem por alternativas sólidas para elevar ainda mais a sustentabilidade dentro das propriedades, assim como alavancar a produtividade.

“A Femagri está alinhada com as exigências do mercado global e de olho no futuro, por isso este ano traz o tema ‘Cooperativismo: construindo o futuro sustentável das gerações’. O foco está na sustentabilidade da produção de café para mostrar aos cooperados a importância do comprometimento com as pautas ambientais, sociais e econômicas”, destaca o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo.

A busca por soluções sustentáveis acontecerá em uma área de 107 mil metros quadrados, com a presença de 120 expositores, além de espaços próprios da Cooxupé como a tradicional Fazendinha (celeiro de pautas e alternativas sustentáveis para a cultura do café) e o Protocolo Gerações. Trata-se dopacto de sustentabilidade desenvolvido pela cooperativa, em parceria com a SCS Global Service, para mostrar e direcionar as famílias cooperadas como cumprir os requisitos do protocolo e elevar os níveis de sustentabilidade em suas propriedades, para o fornecimento de café sustentável do ponto de vista ambiental e ético ao mercado global.

“A sustentabilidade é de grande relevância mundial e os produtores precisam estar atentos a essa realidade indispensável à cafeicultura. As práticas de ESG são naturalmente vinculadas às nossas atividades, mas estamos sempre trazendo novidades e conhecimentos aos cooperados para uma produção cada vez mais eficaz em termos de tecnologia, maquinário e implementos”, explica o presidente Carlos Augusto.

“Selo Neutro” pelo segundo ano consecutivo

Comprometida com a neutralização da emissão de carbono, a Femagri tem, pelo segundo ano consecutivo, o selo “Evento Neutro”. A certificação, concedida pela Eccaplan, vem pela compensação das emissões de gases de efeito estufa durante as operações geradas na feira. O programa voluntário consiste em quantificar as emissões de gases de efeito estufa que não podem ser evitadas e que, na mesma proporção, são passíveis de compensação ambiental.

Serviço
Femagri 2024
Quando: De 20 a 22 de março, das 8h às 18h
Onde: Guaxupé/MG
Endereço: Avenida Vereador Nelson Elias, bairro Japy

Fonte: Cooxupé

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Onda de calor no Brasil consolida ganhos do café arábica no fechamento desta 6ª feira (26)
Após Natal, preços do café arábica trabalham em campo misto em NY nesta 6ª (26)
Mais da metade do café analisado em compras públicas no Paraná apresenta fraude, aponta fiscalização
Dedicação e resiliência: Desafios climáticos não conseguiram abalar a qualidade dos cafés brasileiros
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã