Cecafé disponibiliza curso da Microsoft sobre Inteligência Artificial no ‘Produtor Informado’

Publicado em 27/03/2024 11:36
Curso “fluêncIA” auxiliará produtores e atores da cadeia café a utilizarem IA para otimizar a gestão de seus negócios

O "fluêncIA", curso sobre Inteligência Artificial (IA) Generativa da Microsoft, acaba de ser disponibilizado pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) aos alunos da plataforma de ensino à distância (EAD) do programa Produtor Informado. O objetivo da trilha de aprendizagem é qualificar pessoas para que possam utilizar a IA em seu dia a dia, aproveitar a capacidade dessa tecnologia na produtividade e potenciar a inovação em seus negócios.
 
“A inclusão do curso sobre IA é mais uma ação que realizamos em prol da inclusão digital de produtores e comunidades cafeeiras em tecnologia e informática, por meio de uma colaboração com a Microsoft, no nosso programa Produtor Informado. Seguimos ampliando o leque de materiais educativos aos produtores para que otimizem a gestão de seu negócio e ampliem as práticas sustentáveis na atividade, qualificando, cada vez mais, seus cafés para atenderem aos mais exigentes mercados globais”, comenta Silvia Pizzol, gestora de Responsabilidade Social e Sustentabilidade (RSS) do Cecafé.
 
O curso “fluêncIA”, da Microsoft, disponibilizado no Produtor Informado, é composto pelos módulos A história da IA; Inteligência Artificial Generativa; A evolução das buscas on-line; Como ser mais produtivo usando o Bing Chat; Ética em IA; e Como usar o Microsoft Copilot. Os conteúdos foram gravados apenas por especialistas mulheres da Microsoft, que atuam nas áreas de inteligência de dados, IA, nuvem e vendas. O objetivo é reforçar que não há distinção de gênero para carreiras de tecnologia, nas quais as mulheres são minoria.
 
“A Microsoft tem um amplo compromisso de democratizar o uso da tecnologia e essa iniciativa nos permite atingir ainda mais públicos. Em nossa colaboração com o Cecafé, unimos esforços para capacitar os produtores em uma tecnologia emergente que está transformando diversos setores da sociedade e oferece a eles novos recursos para aplicarem na resolução de desafios em seus negócios”, explica Lucia Rodrigues, líder de Filantropia da Microsoft Brasil.
 
Além da inclusão digital de produtores e comunidades cafeeiras em tecnologia e informática, por meio do trabalho com a Microsoft, a plataforma EAD do Produtor Informado do Cecafé também oferece capacitação em sustentabilidade no campo, através de cooperação com a Plataforma Global do Café Brasil (GCP). A ferramenta e-learning é totalmente gratuita e voltada a produtores de café, trabalhadores rurais, agrônomos, técnicos de campo, profissionais de sustentabilidade, consultores, estudantes e público em geral.
 
COMO ACESSAR
Os cursos da Plataforma EAD do Produtor Informado podem ser acessados diretamente pelo aluno de forma individual, em celulares, tablets e computadores, assim como por técnicos de empresas exportadoras, cooperativas e outras instituições do setor, que podem organizar turmas de produtores para a realização dos cursos. A plataforma oferece ferramentas de acompanhamento e performance dos grupos como suporte para esses técnicos. As duas modalidades visam ampliar o acesso a conteúdo especializado sobre sustentabilidade na cadeia produtiva do café de todo o Brasil.
 
Quem acessa a Plataforma também encontra vários conteúdos extras à disposição, como cartilhas e planilhas básicas. Quando completados, todos os cursos dão direito a certificado. Para acessar, o interessado deve ser vinculado a uma instituição parceira (confira aqui) do Programa Produtor Informado e preencher um cadastro, fornecendo informações como nome, CPF, e-mail e região da propriedade.
 
PRODUTOR INFORMADO
Criado em 2006 pelo Cecafé, com foco na inclusão digital de produtores, o Produtor Informado era amparado em aulas presenciais, ministradas aos cafeicultores em laboratórios de informática construídos nas zonas rurais.
 
Em 2015, a partir de parceria com a GCP, houve a inserção de novos conteúdos no curso, com destaque para práticas agrícolas sustentáveis, gestão social e ambiental. Com esse modelo mais recente, o Produtor informado capacitou cerca de 7 mil profissionais, de mais de 130 cidades, em seis estados brasileiros.
 
Nessa nova fase, em 2024, o programa ganha o formato de plataforma EAD, que é uma maneira de manter o legado do Produtor Informado, ampliar a disseminação de conhecimentos na cadeia produtiva do café e expandir o acesso à informação para milhares de produtores e profissionais do setor.
 

Fonte: Cecafé

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Monitorando clima nas principais origens, café tem apenas ajustes nesta 4ª feira
CNA participa de reunião do CDPC que aprovou orçamento do Funcafé
Produção de café da Colômbia salta 31% em abril
Café: Preços se alinham a commodities softs, enquanto mercado aguarda recuperação no Vietnã
Safra 24 de café:Preços altos estimulam colheita precoce dos robustas amazônicos