Produção de café arábica cairá 20% em 2009

Publicado em 11/12/2008 18:44
O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Universidade de São Paulo (Cepea/USP) prevê uma redução de pelo menos 20% na próxima safra de café arábica. A bienalidade (safra grande seguida por outra menor) e a redução no uso de fertilizantes em virtude do alto custo foram os fatores que favoreceram a redução. No caso do robusta, a normalização das chuvas no Espírito Santo nas últimas semanas não foram suficientes para a recuperação das plantas, fato agravado pela redução nos tratos culturais.

Daiana Braga, analista do Cepea/USP, acrescenta que o atraso na colheita do arábica pode ser considerado outro fator que colaborou na redução. "Durante a colheita havia frutos nas árvores e isso pode prejudicar a produtividade". No entanto, afirma que o clima foi favorável durante a florada. Segundo disse, dependendo da queda na produção, os preços poderão ser maiores no próximo ano.

Segundo a COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO (CONAB), foram colhidas 35,4 milhões de sacas do tipo arábica e 10,5 milhões de sacas em 2008.

Tags:

Fonte: Gazeta Mercantil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café tem leves altas em dia de recuperação, mas robusta perde mais de 4%
Mercado internacional, demanda e logística são um dos destaques do Seminário Internacional do Café deste ano
Entidades assinam pacto pelo trabalho decente na cafeicultura no Brasil
Café: Londres retoma negócios acompanhando movimento de correção do arábica
Após suporte no robusta, arábica tem mais um dia de forte correção e volta a ser negociado abaixo de 200 cents/lbp