São Paulo: melhores cafés da safra para o consumidor

Publicado em 18/12/2008 16:54
Acontece nesta sexta-feira (19 de dezembro), a partir das 11 horas, a cerimônia de lançamento da 6ª Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo - Safra 2008, que chega aos supermercados e lojas gourmets da capital e do interior na próxima semana, em embalagens sofisticadas e numeradas. A apresentação dos dez mais bem classificados no 7º Concurso Estadual de Qualidade ocorre no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista.

No evento também haverá a entrega do Prêmio Destaque de Sustentabilidade do Café de São Paulo ao cafeicultor cuja propriedade, entre as finalistas do concurso, mais se destacou na prática da sustentabilidade ambiental, social e econômica. Também será feita a entrega do Café Solidário ao Fundo Social do Estado de São Paulo. São 1.800 pacotes (de 250 gramas) de café torrado e moído (450 quilos), elaborados com grãos colhidos em junho no Instituto Biológico da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, localizado na Vila Mariana, o último cafezal remanescente da capital paulista.

Estarão presentes ao evento o secretário de Agricultura paulista, João Sampaio, o presidente da Câmara Setorial do Café - uma das 28 que funcionam no âmbito da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios da Secretaria (Codeagro), Nathan Herszkowicz, os produtores vencedores, as indústrias de torrefação compradoras dos lotes vencedores, supermercadistas e pesquisadores do setor.

“São Paulo produz e consome o melhor café. Estimulamos a melhoria da qualidade dos grãos da colheita até a apresentação na prateleira do supermercado, com isso, agregamos valor e renda à cadeia produtiva”, afirma o Sampaio. O Estado é o terceiro maior produtor de café do País, mas responsável por mais de 40% da sua industrialização e exportação pelo Porto de Santos.

 Os dois primeiros colocados dos cafés premiados desta safra apresentam características bem diferentes. O grande campeão do 7º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo foi o produtor Homero Teixeira de Macedo Júnior, da Fazenda Recreio, de São Sebastião da Grama, cuja propriedade produz café há cem anos. O segundo colocado, Fernando Loureiro, de Torrinha, cultiva numa área de pouco mais de três hectares.  

SERVIÇO:
Lançamento da 6ª Edição dos Melhores Cafés de São Paulo
Premiação "Destaque da Sustentabilidade" e Doação do Café Solidário
Data: 19 de dezembro, a partir das 11 horas
Local: Palácio dos Bandeirantes
Av. Morumbi, 4.500, Morumbi/São Paulo

Fonte: Secr. de Agr. de SP

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Secr. de Agr. de SP

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário