Exportações de café colombiano caem 15% em novembro

Publicado em 22/12/2008 21:41 1120 exibições

As exportações de café da Colômbia caíram 15% em novembro frente ao mesmo mês de 2007, recuando de 1,05 milhão para 893 mil sacas de 60 quilos no período, informou nesta segunda-feira a FNC (Federação Nacional de Cafeicultores).

A FNC explicou que a diminuição de 158 mil sacos pode ser explicada pela demanda interna. O órgão acrescentou que entre janeiro e novembro deste ano as vendas ao exterior cresceram 1%, para 10,057 milhões, "representando estabilidade nas exportações".

Por outro lado, a FNC indicou que a produção do grão caiu 39% em novembro passado em comparação com o mesmo mês de 2007.

A diminuição na produção é atribuída às fortes chuvas registradas durante o segundo semestre e ao cronograma de renovação de cafezais para colheitas futuras.

Estima-se que no fechamento deste ano a produção total fique entre 11,8 e 12 milhões de sacas.

Brasil

Nesta segunda-feira, o Ministério da Agricultura liberou R$ 60 milhões para recuperação de lavouras atingidas por chuva de granizo e R$ 100 milhões para as dívidas de café vinculadas à CPR (Cédula do Produto Rural). Os recursos são oriundos do Funcafé (Fundo de Defesa da Economia Cafeeira) e foram repassados ao Banco do Brasil.



Fonte: EFE

Tags:
Fonte:
EFE

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário