Embrapa Café lança publicação sobre métodos de seleção genética no melhoramento do cafeeiro arábica

Publicado em 30/07/2024 13:47
Tal publicação destaca os principais fatores que ditam o sucesso de um programa de melhoramento genético da espécie Coffea arabica

Nova publicação da série Embrapa, Documentos nº19 – “Métodos ótimos de seleção genética no melhoramento do cafeeiro arábica”, lançada pela Embrapa Café coordenadora do Consórcio Pesquisa Café, com o objetivo de apresentar de forma detalhada os principais fatores que ditam o sucesso de um programa de melhoramento, e ainda desenvolve a teoria e realiza recomendações práticas acerca desses fatores na cultura do cafeeiro arábica.

Segundo o pesquisador da Embrapa Café, Marcos Deon, autor da publicação, os principais fatores que ditam o sucesso de um programa de melhoramento são: eficiência no processo seletivo (métodos ótimos de seleção); estratégia adequada de melhoramento (método de seleção recorrente e delineamento de cruzamento); curtas gerações de melhoramento, ou seja, seleção precoce maximizando o ganho genético por unidade de tempo.

De acordo com a publicação, os métodos ótimos de seleção para plantas autógamas perenes são: índice matriz-rogênieindivíduo para seleção na fase inicial; índice famíliaindivíduo-progênie para seleção precoce; Blup individual dentro de gerações de autofecundação; Blup de famílias e ultipopulações dentro de geração; Blup de famílias e multigerações, entre e dentro de gerações; Blup total multigerações com genitores, populações e progênies; Blup individual com medidas repetidas e endogamia; Blup individual com matriz de covariância estruturada para medidas repetidas; Blup individual para a seleção para homeostase sob bienalidade de produção.

O trabalho destaca que a seleção combinada envolvendo três gerações mostrou-se ligeiramente superior à seleção combinada envolvendo duas gerações. O índice que utiliza toda a variabilidade genética disponível entre e dentro de populações e gerações, combinando informações dos genitores, populações, progênies e gerações (SIPPPG) permite também fazer a seleção já em F3 com base em 6 informações: 3 de populações em F1 a F3, uma de progênies em F3 e os dois pais. Pode-se ter também informações de plantas dentro de F3.

Fonte: Embrapa Café

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Disparada do dólar consolida quedas nos futuros do café arábica no fechamento desta 6ª feira (05)
Cafeicultor de MG vira a primeira lenda brasileira do café especial do mundo
Após ganhos, mercado cafeeiro trabalhava com ajustes técnicos e realizando lucros na manhã desta 6ª feira (05)
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores