Nova Indicação Geográfica da Bahia está na plataforma digital de IG’s apoiada pelo Instituto CNA

Publicado em 21/10/2024 13:10
Café da Chapada da Diamantina recebeu selo de IG esta semana

A mais nova Indicação Geográfica (IG) de café por Denominação de Origem da Bahia agora faz parte da plataforma digital de Indicações Geográficas (IG’s) desenvolvida pelo Instituto CNA.

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) concedeu esta semana o selo da IG ao café produzido na região da Chapada Diamantina, que é composta por 24 municípios.

“O ICNA fica muito satisfeito em ter a adesão da mais nova IG de cafés do Brasil ao projeto da plataforma de digitalização para IG's de Cafés. É uma força a mais ao movimento dos cafés com origem e aos produtores rurais do estado da Bahia”, afirmou a assessora técnica do ICNA, Marina Zimmermann.

Nos próximos meses, a ferramenta vai reunir as informações dos cafés especiais da região como procedência, aroma, cultura, terroir, qualidade, região produtora, entre outras que irão possibilitar a rastreabilidade do produto.

A Denominação de Origem é onde as características daquele território agregam um diferencial ao produto. Essa condição define que uma determinada área tenha um produto cujas qualidades sofram influência exclusiva ou essencial por causa das características daquele lugar, ou por fatores naturais e humanos.

A plataforma digital das IG’s de Café é uma parceria do Instituto CNA com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Disparada do dólar consolida quedas nos futuros do café arábica no fechamento desta 6ª feira (05)
Cafeicultor de MG vira a primeira lenda brasileira do café especial do mundo
Após ganhos, mercado cafeeiro trabalhava com ajustes técnicos e realizando lucros na manhã desta 6ª feira (05)
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores