Nova Indicação Geográfica da Bahia está na plataforma digital de IG’s apoiada pelo Instituto CNA

Publicado em 21/10/2024 13:10
Café da Chapada da Diamantina recebeu selo de IG esta semana

A mais nova Indicação Geográfica (IG) de café por Denominação de Origem da Bahia agora faz parte da plataforma digital de Indicações Geográficas (IG’s) desenvolvida pelo Instituto CNA.

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) concedeu esta semana o selo da IG ao café produzido na região da Chapada Diamantina, que é composta por 24 municípios.

“O ICNA fica muito satisfeito em ter a adesão da mais nova IG de cafés do Brasil ao projeto da plataforma de digitalização para IG's de Cafés. É uma força a mais ao movimento dos cafés com origem e aos produtores rurais do estado da Bahia”, afirmou a assessora técnica do ICNA, Marina Zimmermann.

Nos próximos meses, a ferramenta vai reunir as informações dos cafés especiais da região como procedência, aroma, cultura, terroir, qualidade, região produtora, entre outras que irão possibilitar a rastreabilidade do produto.

A Denominação de Origem é onde as características daquele território agregam um diferencial ao produto. Essa condição define que uma determinada área tenha um produto cujas qualidades sofram influência exclusiva ou essencial por causa das características daquele lugar, ou por fatores naturais e humanos.

A plataforma digital das IG’s de Café é uma parceria do Instituto CNA com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Aumento de posições compradas consolida ganhos moderados no fechamento desta 6ª feira (13)
Projeto inovador e criativo une o universo do café com as passarelas de moda no BR
Preços do café trabalhavam com ganhos de mais de 2% na manhã desta 6ª feira (13)
Café fecha com fortes altas nas bolsas nesta 5ª feira, com correção e ajustes técnicos
Produtores de café canéfora expandem lavouras para novas áreas no Brasil, incluindo MT
Cooxupé está entre as 300 maiores cooperativas do mundo