Café/Cepea: Poder de compra frente à ureia é o maior da série Cepea
O poder de compra de cafeicultores brasileiros frente aos insumos agrícolas, sobretudo fertilizantes, vem crescendo neste ano, de acordo com levantamentos do Cepea. Em relação à ureia, por exemplo, o produtor do Sul de Minas Gerais precisa de aproximadamente 1,59 saca de café arábica do tipo 6 para adquirir uma tonelada do insumo, na parcial de dezembro (até o dia 6). Trata-se do momento mais favorável ao cafeicultor, considerando-se a série histórica do Cepea para a ureia, iniciada em janeiro de 2008. Segundo o Centro de Pesquisas, essa melhora se deve à expressiva alta de preços do café ao longo de 2024, refletindo os cenários produtivos no Brasil e no Vietnã. A oferta pressionada tem levado os estoques mundiais do café a volumes baixos. Do lado da demanda, a procura global segue firme, mesmo com os valores elevados ao consumidor.
0 comentário
Preços do café se somaram à forte alta desta semana e encerram a 6ª feira (24) com ganhos de mais de 1% nas bolsas internacionais
Café em Prosa #198 - Tradição e sustentabilidade mantém a produção de café no centenário Sítio São Roque, em Mulungu/CE
Café: Mercado segue volátil e apresentando ganhos moderados nas bolsas internacionais no início da tarde desta 6ª feira (24)
Minas exportou mais café em 2024 do que produziu, contribuindo para o recorde do agro
Safra dos Cafés do Brasil totalizou 54,21 milhões de sacas de 60kg no ano-cafeeiro 2024
Mercado do café trabalha em lados opostos nas bolsas internacionais na manhã desta 6ª feira (24)