Café: preços do arábica iniciam sessão desta 5ª feira (26) com altas moderadas

Publicado em 26/12/2024 10:04
Bolsa de Londres não opera hoje devido feriado

De acordo com o Barchart, os preços do café arábica seguem com o suporte da chuva abaixo da média nas principais áreas cafeeiras no Brasil. 

A Somar Meteorologia relatou na segunda-feira (23) que em Minas Gerais, maior área de cultivo da variedade no país, recebeu 43,6 mm de chuva na semana passada ou 83% da média histórica.

Perto das 9h40 (horário de Brasília), o vencimento de março/25 registrava alta de 65 pontos no valor de 329,25 cents/lbp, o contrato de maio/25 uma alta de 50 pontos cotado por 323,85 cents/lbp, o de julho/25 um aumento de 30 pontos no valor de 316,25 cents/lbp e o de setembro/25 um ganho de 60 pontos negociado por 308,05 cents/lbp. 

Segundo informações do Bloomberg, os preços futuros do arábica têm disparado saltando cerca de 70% entre janeiro e o final de novembro para o maior nível em mais de quatro décadas. Após várias colheitas decepcionantes, uma forte alta nos preços deixou alguns produtores de renome lutando para acertar suas finanças depois de ficarem sem dinheiro suficiente para garantir suas coberturas na bolsa de Nova York. 

De acordo com o especialista em café da Archer Consulting, Marcelo Moreira, diante deste forte aumento, o pânico tomou conta do mercado com rumores de as tradings poderiam enfrentar sérios problemas. Como meio de se proteger, o especialista estima que até US$ 7 bilhões foram colocados em chamadas de margem durante o mês de novembro.

Nesta quinta-feira (26) a bolsa de Londres não opera devido feriado na cidade.  

A Reuters informou que a atividade de comercialização de café no Vietnã segue tranquila, em meio aos feriados, enquanto a colheita em andamento está sendo prejudicada por chuvas incomuns.Os comerciantes disseram que as chuvas no Planalto Central estão afetando a colheita em andamento, pois os agricultores não conseguem secar os grãos recém-colhidos.
 

Por: Raphaela Ribeiro
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Disparada do dólar consolida quedas nos futuros do café arábica no fechamento desta 6ª feira (05)
Cafeicultor de MG vira a primeira lenda brasileira do café especial do mundo
Após ganhos, mercado cafeeiro trabalhava com ajustes técnicos e realizando lucros na manhã desta 6ª feira (05)
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores