CNA discute acesso de produtores aos recursos do Funcafé e fortalecimento da marca Cafés do Brasil

Publicado em 10/02/2025 16:11
Encontros foram realizados na sexta-feira (7)

A Comissão Nacional do Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na sexta-feira (7), de reuniões para discutir a ampliação do acesso de produtores aos recursos do Funcafé e o fortalecimento da marca Cafés do Brasil.

O presidente da Comissão, Fabrício Teixeira Andrade, o vice-presidente, Thiago Luiz Orletti, o segundo vice-presidente, Ademar Pereira, e a assessora técnica da CNA, Raquel Miranda, representaram a entidade nos encontros.

Na primeira reunião, a Comissão se reuniu virtualmente com representantes do Conselho Deliberativo de Política do Café (CDPC) para discutir formas de ampliar o acesso de pequenos e médios produtores aos recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) para a safra 2025/2026.

Atualmente, muitos produtores que se enquadram no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e no Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) relatam dificuldades para obter financiamento.

Fabrício Andrade manifestou preocupação com a baixa aplicação dos recursos por alguns agentes financeiros nas linhas de custeio e comercialização, alertando para a necessidade de medidas que assegurem o efetivo repasse dos valores aos produtores.

A assessora técnica da CNA, Raquel Miranda, reforçou a importância de uma interlocução mais efetiva com as instituições financeiras e cooperativas de crédito, a fim de garantir o acesso ao crédito rural e a boa pontuação dos agentes financeiros, permitindo que continuem operando com os recursos do Funcafé no próximo Plano Safra.

O encontro contou com a participação do diretor de comercialização do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), José Maria dos Anjos, e da coordenadora do Funcafé, Janaína Freitas.

A segunda reunião aconteceu na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), onde a Comissão dialogou com a consultoria Design Bridge and Partners, empresa especializada em estratégias de marca para a cafeicultura.

O encontro teve como objetivo discutir a promoção comercial do café brasileiro, para modernizar e fortalecer a identidade da marca no mercado nacional e internacional. A consultoria iniciou entrevistas com diversos atores do setor para compreender a visão dos produtores sobre a identidade e o potencial.

O vice-presidente da Comissão, Thiago Orletti, ressaltou a relevância do projeto. “Esperamos que, ao final do processo, tenhamos uma marca que não apenas agregue valor ao café brasileiro, mas que também fortaleça o sentimento de pertencimento entre todos os elos da cadeia produtiva. Isso permitirá uma comunicação mais consistente e padronizada, ampliando o reconhecimento da marca pelos consumidores”.

Para Ademar Pereira, segundo vice-presidente da Comissão Nacional do Café, “o projeto representa um passo estratégico para consolidar a marca Cafés do Brasil como referência de qualidade e excelência no mercado global”.

O projeto está sob a coordenação do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), que é composto por entidades do setor público e privado, entre elas a CNA, o Conselho Nacional do Café (CNC), o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) e a Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics).

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Onda de calor no Brasil consolida ganhos do café arábica no fechamento desta 6ª feira (26)
Após Natal, preços do café arábica trabalham em campo misto em NY nesta 6ª (26)
Mais da metade do café analisado em compras públicas no Paraná apresenta fraude, aponta fiscalização
Dedicação e resiliência: Desafios climáticos não conseguiram abalar a qualidade dos cafés brasileiros
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã