Avaliação sensorial de café solúvel: Abics capacita 11 IC Graders no México

Publicado em 06/03/2025 09:41
Formação dos primeiros profissionais fora do Brasil integra ações da Associação para a globalização de uma metodologia única de avaliação sensorial aos cafés solúveis

A Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics) realizou o primeiro curso internacional de formação de Instant Coffee Graders (IC Graders), na cidade de Ixtaczoquitlán, Estado de Veracruz, no México, de 18 a 21 de fevereiro. Foram capacitados 11 profissionais mexicanos, das empresas Cafiver, Cafinco, Cafesca e Catoex, que se tornaram aptos a avaliar e emitir laudos de análise sensorial do produto, com base na metodologia desenvolvida pela entidade em cooperação técnica com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), que gerou o Protocolo Global de Avaliação Sensorial do Café Solúvel.

De acordo com a consultora da Abics, Eliana Relvas, que coordena e ministra as aulas, a realização dos cursos em outros países é uma das iniciativas da entidade para o desenvolvimento e à globalização de um método único de avaliação sensorial para os cafés solúveis.

“Concretizamos a ideia de levar a formação de IC Graders a outros países. O México é o terceiro maior produtor e o quinto maior consumidor de café solúvel no mundo e a capacitação dos primeiros profissionais mexicanos é um passo importante para eles nos ajudarem a escrever novas páginas na história global do segmento, auxiliando, por meio da identificação de categorias e atributos dos diferentes tipos de solúveis, os consumidores locais a escolherem o melhor produto conforme seus gostos”, comenta.

Eliana revela que um ponto comum que os profissionais das empresas mexicanas identificaram é, de maneira geral, a má percepção da qualidade do café solúvel pelo consumidor.

“Essa é uma barreira que a metodologia ajuda a desconstruir, a mitigar, quando mostra que há atributos e que essas características e qualidades particulares são desejáveis pelo consumidor, o que o torna mais atrativo ao consumo como café mesmo e em produtos distintos, como bebidas prontas para beber, balas, doces, chocolates, bombons, sorvetes, etc.”, explica.

A primeira turma internacional é um marco para a história do curso e vem ao encontro da proposta da Abics de disseminar a qualidade e a cultura do café solúvel pelo mundo. Desde a implantação do protocolo de avaliação sensorial, já foram formados 56 IC Graders, sendo 14 mexicanos – três vieram se capacitar no Brasil – e 42 brasileiros.

“Todas as indústrias que produzem ou comercializam café solúvel em nosso país já possuem pelo menos dois profissionais formados, o que contribui com nossa intenção de proporcionar maior e melhor percepção da qualidade e da versatilidade do café solúvel aos consumidores”, conclui.

O Protocolo Global de Avaliação Sensorial do Café Solúvel desenvolvido pela Abics criou os selos de qualidade “Excelência”, “Premium” e “Clássico”, que classificam o produto conforme sua melhor aplicação. Cada um desses selos possibilita que o consumidor identifique a melhor aplicabilidade para cada marca existente no mercado. Para saber mais sobre o universo dos cafés solúveis e a identificação de suas características, acesse: https://descubracafesoluvel.com/.

Fonte: Abics

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após ganhos, mercado cafeeiro trabalhava com ajustes técnicos e realizando lucros na manhã desta 6ª feira (05)
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores
Baixos estoques pressionam os futuros do café, que trabalhavam com ganhos no início da tarde desta 5ª feira (04)
Conab: Com maior safra de conilon, produção de café é estimada em 56,5 milhões de sacas em 2025