Grande torrefadora de café do Meio-Oeste dos EUA aumenta preços após tarifas
Por Marcelo Teixeira
NOVA YORK (Reuters) - A Paramount Coffee Company, uma das maiores torrefadoras e distribuidoras de café do Meio-Oeste dos Estados Unidos, aumentou os preços devido às tarifas do governo norte-americano.
A Associação Nacional de Café (NCA) solicitou uma isenção das tarifas de 10% impostas à maioria dos produtos importados pelo país, já que os Estados Unidos -- o maior consumidor de café do mundo -- não conseguem produzir os grãos. Até o momento, não houve decisão do governo.
As tarifas estão agravando o sofrimento do setor cafeeiro dos EUA. Os preços dos grãos subiram 70% em 2024 e avançaram mais 15% este ano depois que o mau tempo atingiu a produção nos principais países.
"Essas mudanças são um resultado direto das recentes decisões do governo em relação às tarifas internacionais sobre o café e outros produtos importados provenientes de fora dos Estados Unidos", disse a Paramount em um e-mail de 20 de maio para clientes visto pela Reuters.
"Esses acontecimentos tiveram um impacto significativo em nossos custos, tornando necessários os ajustes de preços", disse.
O e-mail não especificou o tamanho dos aumentos. A Paramount não respondeu imediatamente a um pedido de comentário fora do horário comercial.
O setor também pode ter que lidar com tarifas recíprocas prejudiciais que estão atualmente suspensas, como a pesada taxa de 46% sobre produtos do Vietnã, o segundo maior produtor mundial de café. Se as negociações bilaterais não resultarem em um acordo, essas tarifas poderão retornar após 9 de julho.
(Reportagem de Marcelo Teixeira)
0 comentário

Produção de café em Lambari/MG já apresenta baixo rendimento para safra/25

Preços do café arábica se consolidam em alta nesta 6ª feira (13) diante redução da colheita no Brasil

Ritmo lento de exportação de café canéfora pressiona preço no Brasil, diz Safras

Café em Prosa #214 Projeto “Do Campo à Xícara" tem como foco a cadeia produtiva do café e busca incentivar à permanência dos jovens no campo

Vendas de café do Brasil atingem 22% da produção prevista em 2025, diz Safras

Mercado do café passa trabalhar em lados opostos nas bolsas internacionais na tarde desta 6ª feira (13)