Região do Cerrado Mineiro é destaque na 8ª edição do Connection Terroirs do Brasil

Publicado em 27/05/2025 15:02

Reconhecida mundialmente por seus cafés especiais e por ter sido a primeira região do Brasil a conquistar uma Denominação de Origem (DO), a Região do Cerrado Mineiro (RCM) será um dos grandes destaques da 8ª edição do Connection Terroirs do Brasil, que acontece de 28 a 31 de maio, em Gramado (RS).

Com o tema “Terroirs do Brasil”, o evento se consolidou como a principal vitrine nacional de produtos com origem certificada. Atualmente, o Brasil conta com 131 itens registrados pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), e o Connection se firma como uma plataforma estratégica para a valorização e comercialização desses produtos, além de incentivar o turismo, a agricultura familiar e a identidade regional.

No estande “Espaço das Regiões Produtoras de Cafés de Origem”, que reúne as principais regiões cafeeiras do país, a Federação dos Cafeicultores do Cerrado marcará presença com um espaço exclusivo, onde será possível conhecer a história, a tradição e a qualidade que fazem dos cafés da RCM uma referência. Os visitantes poderão degustar bebidas que expressam o sabor, o cuidado e a excelência dos produtores do Cerrado Mineiro.

A presença da Região do Cerrado Mineiro será representada pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado, com a participação de Maryana Novais de Castro, coordenadora de Qualidade e Juliano Tarabal, diretor executivo, que também será um dos palestrantes do evento. Em sua apresentação, Tarabal abordará o panorama das regiões produtoras de café no Brasil e destacará a importância estratégica das certificações de Indicação Geográfica (IG) como diferencial competitivo no cenário global.

"O Connection Terroirs do Brasil é uma oportunidade única para promover os cafés do Cerrado Mineiro, fortalecer conexões com outros produtores e parceiros comerciais, e apresentar ao público a singularidade dos produtos certificados. Para a RCM, que foi a primeira região cafeeira do país a obter Denominação de Origem, o evento é um palco estratégico para reafirmar nossa liderança no setor de cafés de origem controlada”, afirma Tarabal.

Sobre o Connection Terroirs do Brasil

Em sua terceira edição com foco nos terroirs nacionais, o Connection vai além da exposição de produtos. A programação inclui palestras, debates, experiências gastronômicas e rodadas de negócios, reunindo produtores, investidores, pesquisadores e entusiastas do agronegócio e do turismo em um ambiente de troca e valorização da identidade brasileira.

Fonte: Federação dos Cafeicultores do Ce

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após ganhos, mercado cafeeiro trabalhava com ajustes técnicos e realizando lucros na manhã desta 6ª feira (05)
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores
Baixos estoques pressionam os futuros do café, que trabalhavam com ganhos no início da tarde desta 5ª feira (04)
Conab: Com maior safra de conilon, produção de café é estimada em 56,5 milhões de sacas em 2025