O Porto do café brasileiro: Santos responde por 71% do valor das exportações nacionais

Publicado em 16/06/2025 10:41
Patrocinadora do Coffee Dinner & Summit, Autoridade Portuária de Santos destaca liderança do complexo logístico no escoamento global do café

Maior corredor de exportação de café do Brasil, o Porto de Santos respondeu, em 2024, por 71% do valor das exportações nacionais do grão em dólares Free on Board (US$ / FOB). No mesmo período, mais de 1,8 milhão de toneladas foram movimentadas pelo complexo santista, representando um crescimento de 20% em relação a 2023.

A expectativa é que o volume continue aumentando até 2030, com crescimento médio anual (CAGR) de 2,5%. Os dados, extraídos do sistema Comex, reforçam o papel do Porto como vetor essencial da cadeia logística e motor da liderança global do país na produção e na exportação do produto.

“A relação entre Santos e o café é histórica. No final do século XIX, foi o cultivo e o comércio do grão que impulsionaram o desenvolvimento da cidade e tornaram o porto uma referência nacional. Esse vínculo permanece até hoje, fortalecendo a identidade econômica e cultural da região”, destaca o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini.

Como reconhecimento da importância do café para o setor, a APS – responsável por administrar a infraestrutura pública do complexo santista – será uma das patrocinadoras do 10º Coffee Dinner & Summit. Organizado pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), o evento será realizado entre os dias 2 e 4 de julho de 2025, em Campinas (SP), reunindo autoridades, especialistas e empresários do setor.

EVENTO CARBONO ZERO

Honrando seu pilar de atuação voltado a responsabilidade socioambiental, sustentabilidade e segurança alimentar, o Cecafé obteve o Selo Verde da startup de reflorestamento Ecooar Biodiversidade para neutralizar a emissão de gases de efeito estufa (GEE) com a realização do 10º Coffee Dinner & Summit.

Através do cálculo das emissões de carbono geradas nos três dias do evento, a entidade compensou mais de 9,8 toneladas de CO2 e equivalentes através do plantio de 69 árvores nativas, contribuindo para o reflorestamento e a regeneração da biodiversidade em Áreas de Preservação Permanente (APP) na Fazenda do Lobo, produtora de café especial em Três Corações (MG).

COFFEE DINNER & SUMMIT

Realizado pelo Cecafé, o evento se destaca como um dos principais fóruns globais do setor cafeeiro, reunindo, a cada dois anos, mais de mil pessoas e líderes de todos os segmentos da cafeicultura brasileira e mundial, além de autoridades governamentais, para promover a prospecção de negócios, criar oportunidades comerciais, compartilhar experiências e fazer networking, aproximando players do agronegócio e apaixonados pelo café em um ambiente espaçoso e aconchegante.

Sob o tema “O futuro do fluxo do comércio: protagonismo e liderança dos cafés do Brasil”, a 10ª edição do Coffee Dinner & Summit tem por objetivo promover o debate e a reflexão sobre os desafios econômicos, climáticos, socioambientais, regulatórios e logísticos, que trazem desafios e oportunidades às nações cafeeiras, principalmente ao maior produtor mundial de café, o Brasil, no que tange a iniciativas sustentáveis estruturadas sob critérios ESG e o abastecimento global, na expectativa de analisar o futuro do fluxo do comércio. Os interessados podem obter mais informações e realizar suas inscrições no site https://coffeedinner.com.br/.

Fonte: Cecafé

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores
Baixos estoques pressionam os futuros do café, que trabalhavam com ganhos no início da tarde desta 5ª feira (04)
Conab: Com maior safra de conilon, produção de café é estimada em 56,5 milhões de sacas em 2025
Ministro Fávaro recebe setor cafeeiro para alinhar estratégias de promoção internacional e financiamento da atividade