Café: Com clima favorável, safra 25/26 do Vietnã pode ser maior

Publicado em 27/06/2025 14:54 e atualizado em 27/06/2025 16:01
A Hedgepoint elevou sua estimativa de produção para o Vietnã de 27,9 M scs para 29,4 M scs para a temporada 25/26, um aumento de 8,3% em comparação com o ciclo 24/25

Depois de uma temporada menor em 23/24 e 24/25, o Vietnã pode estar caminhando para uma recuperação no ciclo 25/26. Não apenas os produtores aproveitaram os preços mais altos em 2023 e 2024 para investir suas plantações de café e novas áreas, mas as perspectivas climáticas atuais também têm ajudado no desenvolvimento da próxima safra.

Em dezembro de 2024, as chuvas contribuíram para melhorar a saúde dos cafeeiros, apesar dos atrasos na colheita da safra 24/25. Enquanto isso, após as florações da safra 25/26 no final de abril, o nível de precipitação aumentou, com os números acumulados permanecendo acima da média em maio e junho.

A previsão para os próximos 14 dias também é de chuvas acima da média nas regiões do Planalto Central, onde estão as árvores de Robusta. Embora as chuvas excessivas possam causar algumas perdas nos cafezais, por enquanto, nenhum dano foi registrado, com os níveis atuais de precipitação ajudando tanto na fixação das flores quanto no enchimento dos grãos, de acordo com observações da Hedgepoint Global Markets.

Fonte: Gadas/CPC
Fonte: World Ag Weathe

A probabilidade maior de 2025 permanecer com um estado neutro para ENSO (sem La Niña ou El Niño), conforme dados da NOAA – tendo uma correlação positiva com o aumento das chuvas no Vietnã –, pode ser um indicador de um desenvolvimento mais favorável para a temporada 25/26 no país, especialmente em relação aos rendimentos.

Considerando este contexto, a Hedgepoint Global Markets aumentou as suas estimativas de produção para o Vietnã de 27,9 M scs para 29,4 M scs para a temporada 25/26, um aumento de 8,3% em comparação com o ciclo 24/25. Nesse cenário, o país poderia aumentar sua exportação entre o fim de 2025 e 2026, além de fornecer grãos para seu crescente mercado interno, mesmo com baixos estoques de passagem, segundo a empresa.

“Em contraste, a comercialização no país tem sido menor ultimamente, especialmente depois que os diferenciais caíram drasticamente com a safra na Indonésia e no Brasil, levando-nos a diminuir nossa expectativa de exportações totais em 24/25. No entanto, à medida que a temporada 25/26 se aproxima no Vietnã, os agricultores podem retornar ao mercado para vender os grãos restantes para financiar a colheita e liberar espaço de armazenamento para novos cafés, o que ainda pode levar embarques mais altos do que em 23/24”, explica Laleska Moda, analista de Inteligência de Mercado na Hedgepoint Global Markets.

De acordo com a analista, os níveis atuais de arbitragem também favorecem um aumento no consumo global de Robusta e uma diminuição no Arábica, o que pode dar apoio as vendas no Vietnã nos próximos meses. Nesse sentido, espera-se um aumento no consumo global de Robusta em 25/26 – em 24/25 projetamos uma queda principalmente devido à redução do consumo de Conilon no Brasil. Com esse aumento, o saldo global do Robusta ainda pode ser de um novo déficit em 25/26, apesar da maior produção no ciclo. “No entanto, no curto prazo, os preços ainda devem enfrentar pressão de baixa, especialmente o contrato de julho, dada a safra atual no Brasil, Indonésia e Uganda, com perspectivas positivas em relação à temporada 25/26 do Vietnã”, diz.

Robusta Oferta e Demanda (M sacas)

Fonte: Hedgepoint
Fonte: Hedgepoint Global Markets

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após ganhos, mercado cafeeiro trabalhava com ajustes técnicos e realizando lucros na manhã desta 6ª feira (05)
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores
Baixos estoques pressionam os futuros do café, que trabalhavam com ganhos no início da tarde desta 5ª feira (04)
Conab: Com maior safra de conilon, produção de café é estimada em 56,5 milhões de sacas em 2025