Produção de café da Colômbia aumenta 19% em julho, ao maior nível para o mês em 10 anos

Publicado em 05/08/2025 12:12 e atualizado em 05/08/2025 13:58

 

BOGOTÁ (Reuters) - A produção colombiana de café arábica lavado cresceu 19% em julho em relação ao ano anterior, atingindo 1,37 milhão de sacas de 60 kg, informou a Federação Nacional do Café nesta terça-feira, indicando o maior número para o período em uma década.

A alta produção se deve a padrões climáticos atípicos que causaram fortes chuvas no primeiro semestre do ano, atrasando a colheita para o segundo semestre, disse o chefe da federação, German Bahamon, no X, acrescentando que a produção está prevista em cerca de 7,1 milhões de sacas no segundo semestre deste ano.

O número veio após três quedas mensais consecutivas na produção.

O país andino é o principal fornecedor de café arábica lavado. Em 2024, a Colômbia produziu pouco menos de 14 milhões de sacas de café e exportou cerca de 12,3 milhões de sacas, segundo a federação.

Em julho, as exportações aumentaram 12,5%, para 1,15 milhão de sacas, em comparação com pouco mais de 1 milhão de sacas no mesmo mês de 2024.

(Reportagem de Nelson Bocanegra)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café fecha em alta em Nova York nesta segunda (9) e mercado segue sustentado por riscos logísticos e queda nas exportações do Brasil
Café inicia semana com alta nas bolsas e mercado segue atento às incertezas sobre safra e oferta global
Café fecha em alta nas bolsas internacionais e mercado reage a riscos logísticos e queda nas exportações do Brasil
Com foco em sustentabilidade, agrônoma assume compromisso de modernizar produção cafeeira da família em MG
Café mantém viés de alta ao longo da sexta-feira (6), com avanço do arábica em NY e do robusta em Londres
Café tem 6ª feira (6) de variações em NY e altas para o robusta em Londres; mercado acompanha exportações do Brasil