As flores do café já abriram em grande parte do Brasil, mas agora é preciso de chuva
A recente chuva que atingiu as regiões produtoras de café no Brasil trouxe alívio para os produtores, pois o volume de água, de 20 a 25 milímetros, foi suficiente para estimular a floração para safra de 2026. "Esse volume já é suficiente para estimular a floração do café. Depois de um período de estresse tão grande que a gente teve, é normal que a lavoura venha florescendo. A velocidade do florescimento varia um pouco da variedade, da localização, da região que o produtor está e até do microclima local. O que vem acontecendo em muitas regiões é a questão da desfolha. Lavouras muito desfolhadas, que floresceram bem", explicou o engenheiro agrônomo e consultor em cafeicultura, Jonas Leme Ferraresso.
A etapa das floradas é fundamental para a próxima safra do Brasil. Segundo informações da Reuters, os cafezais de Minas Gerais, principal região produtora de café arábica, registraram floradas exuberantes em algumas áreas, mas o pegamento e desenvolvimento dos frutos dependerão das chuvas. "A florada é só o começo. O ideal é que, após essa florada, tenha, no mínimo, uns 40 a 60 milímetros de chuva acumulada para os próximos dias, para que a florada tenha um bom pegamento", completou Ferraresso.
De acordo com Juliano Tarabal, diretor executivo da Federação dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro, na região do Cerrado a abertura de flores foi bem geral, mas a temperatura elevada traz preocupação, "o pegamento dependerá muito de termos agora um bom regime de chuvas pela frente. Outra coisa que preocupa é a temperatura bastante elevada, pois isso também pode prejudicar o pegamento", alertou.
Já nas áeras cafeeiras monitoradas pela Minasul, a abertura das flores tem ocorrido de maneira bastante irregular. "O que estamos observando é que algumas propriedades apresentam floração lenta e parcelada, possivelmente devido às condições climáticas adversas. A distribuição das chuvas e as temperaturas oscilantes influenciaram significativamente o processo, resultando em áreas com floração e outras sem. A uniformidade característica da floração, com a predominância da cor branca, não se manifestou amplamente pela região", destacou o gerente da mesa de operações e trader da Minasul, Héberson Vilas Boas Sastre.
Mesmo sendo mais resilientes as adversidades climáticas, as lavouras de café conilon também sofreram impactos de um estresse natural devido ao período de estiagem e às baixas temperaturas do inverno. O engenheiro agrônomo e consultor técnico da Cooabriel (Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel), Perseu Fernando Perdoná, as chuvas foram bem distribuídas nas regiões produtoras de conilon, o que resultou em uma primeira florada muito boa. "Já a segunda florada foi muito similar, mas com uma particularidade: em algumas áreas o volume de chuva foi menor. Nesses locais, houve o estímulo, mas como a umidade do solo estava reduzida, a abertura das flores não foi plena, o que comprometeu parte da fecundação", complementou o agrônomo.
Veja então alguns registros das floradas do café pelo Brasil:
REGIÃO CERRADO MINEIRO
FAZENDA UNIÃO - BRAGANÇA PAULISTA/SP
SÍTIO SÃO JOSÉ DA LAJE DE PEDRA - SERRA NEGRA/SP
SÍTIO MANACÁ - SERRA NEGRA/SP
SÃO PEDRO DA UNIÃO - MINAS GERAIS
MUNICÍPIO DE VILA VALÉRIO/ES