Café/Cepea: Colheita do arábica avança, mas qualidade dos lotes preocupa

Publicado em 26/08/2026 07:58

A colheita de café arábica da temporada 2026/27 se aproxima do fim na maior parte das regiões produtoras brasileiras, após avanço mais intenso dos trabalhos nas últimas semanas.

Ainda assim, segundo o Cepea, o ritmo segue atrasado em relação ao observado no mesmo período do ano passado, quando a atividade já havia sido concluída na maioria das praças.

De acordo com o Centro de Pesquisas, o atraso foi consequência das chuvas acima da média durante o inverno, que também prejudicaram a qualidade dos lotes. A safra 2026/27 deve apresentar um dos piores resultados dos últimos anos em termos de qualidade, com elevada incidência de cafés de bebida inferior.

Pesquisadores do Cepea ressaltam ainda que, com a colheita em fase final, a atenção do setor se volta ao volume final da safra, ao ritmo da comercialização e à florada que vai gerar a temporada 2027/28.

Fonte: Cepea

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café/Cepea: Colheita do arábica avança, mas qualidade dos lotes preocupa
Café perde força em NY nesta 3ª (25), com realização de lucros após disparada da véspera
Morre Onofre Lacerda, referência e pioneiro dos cafés especiais do Caparaó, aos 80 anos
Café dispara em NY nesta 2ª e sobe quase 5%; cereja descascado alcança os R$ 2 mil em Varginha/MG
Exportação de café do Brasil no mês já supera agosto de 2025 com alta de 50%, diz Secex
Café dispara em NY nesta 2ª feira, com com estoques baixos e risco climático ainda no radar