Café: Boletim Agrometeorológico
Centro-Sul
Novamente as chuvas vêm causando transtornos aos usineiros e aos produtores de cana-de-açúcar, em especial nos estados do Paraná, São Paulo, região sul de Minas Gerais e sul de Mato Grosso do Sul, pois esse tempo não esta deixando que a colheita siga em ritmo acelerado. Em algumas localidades do Paraná e de São Paulo, houve a paralisação dos trabalhos por mais de 10 dias, causando uma diminuição nos estoques de álcool das usinas.
Além de causar paralisação nos trabalhos de colheita, as chuvas também estão afetando o rendimento de ATR (Açúcar Total Recuperável), pois nesses últimos 30 dias foi registrado um grande excedente hídrico. E em algumas regiões como de Ribeirão Preto (SP), o excedente hídrico já ultrapassa os 80 mm. O que é extremamente prejudicial à produção de açúcar.
Por outro lado, as chuvas vêm favorecendo a germinação e a brotação dos novos plantios. Contudo, as plantas que já se encontram em fase de perfilhamento e desenvolvimento vegetativo também estão sendo prejudicadas pelo numero de dias nublados e conseqüentemente o baixo índice de radiação.
E nos próximos 5 dias serão de mais chuva, em praticamente todos os estados da região Centro-Sul do País. E apenas na região sul do estado de São Paulo e no Paraná as temperaturas mínimas deverão oscilar entre 12 e 15°C, enquanto no restante das regiões as temperaturas mínimas ficarão acima dos 17°C. Com máximas oscilando entre 27°C, na região norte do Paraná e 33°C nas regiões noroeste de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás. (M.Sc. Marco Antonio dos Santos)
0 comentário
Preços do café se somaram à forte alta desta semana e encerram a 6ª feira (24) com ganhos de mais de 1% nas bolsas internacionais
Café em Prosa #198 - Tradição e sustentabilidade mantém a produção de café no centenário Sítio São Roque, em Mulungu/CE
Café: Mercado segue volátil e apresentando ganhos moderados nas bolsas internacionais no início da tarde desta 6ª feira (24)
Minas exportou mais café em 2024 do que produziu, contribuindo para o recorde do agro
Safra dos Cafés do Brasil totalizou 54,21 milhões de sacas de 60kg no ano-cafeeiro 2024
Mercado do café trabalha em lados opostos nas bolsas internacionais na manhã desta 6ª feira (24)