Desafios para a exportação do café do Oeste da Bahia serão destaque no IX Encontro da Cafeicultura
Os principais entraves para o produtor rural, sejam nos custos de produção ou em estrutura de câmbio para a exportação, serão o foco da palestra do vice- presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Roberto de Camargo Ticoulat, no IX Encontro da Cafeicultura do Cerrado da Bahia, que será realizado nos dias 2 e 3 de dezembro, no Hotel Saint Louis, no município de Luís <?xml:namespace prefix = u1 />Eduardo Magalhães (BA). O Encontro, uma promoção da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Associação dos Cafeicultores do Oeste da Bahia (Abacafé), Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé) e Fundação Bahia, deve reunir público médio de 250 pessoas no período.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />
De acordo com Ticoulat, o Oeste da Bahia é uma fronteira agrícola recente do Brasil, explorada por produtores que têm grande potencial empreendedor. “O país precisa entender que o Oeste baiano se desenvolveu e foi conquistado com muito trabalho. O café produzido nesta região é um exemplo de sucesso. Ele se destaca pela excelente qualidade e produtividade. Entretanto, enfrenta sérios gargalos que prejudicam a produção e a exportação”, explica o especialista, citando os problemas logísticos e comerciais. “Por outro lado, também é urgente que o produtor invista mais na divulgação de seus produtos para melhorar a sua renda”, conclui Ticoulat.
Com uma carreira ligada à cafeicultura há quase 30 anos, Roberto de Camargo Ticoulat veio de uma família de produtores. Ele produz café no Sul de Minas Gerais e está à frente de uma empresa de exportação de café solúvel. Em fevereiro de 2008, assumiu a vice-presidência da Sociedade Rural Brasileira, e também ocupa os cargos de diretor da Associação Comercial de São Paulo e de conselheiro da São Paulo Chamber of Commerce.
Veja a programação do evento:
02 de dezembro de 2009
19h30 - Solenidade de abertura
20h30 - Premiação do 8º Concurso de Qualidade de Cafés da Bahia.
21h00 - Coquetel de confraternização
03 de dezembro de 2009
8h - A Pesquisa da cafeicultura do Cerrado da Bahia – Gabriel Bartholo.
9h30 - Coffee Break
10h - Os desafios para exportação do café do Oeste da Bahia – Roberto de Camargo Ticoulat (Sociedade Rural Brasileira).
12h - Intervalo para almoço – Livre
14h - Tendências no mercado do café – Gil Barabach (Safras & Mercado).
15h30 - Coffee Break
16h - Perspectivas do Mercado Mundial para o Café Brasileiro – Manoel Aranha Correa do Lago (Valorização Empresa de Café S/A).
0 comentário
Queda do dólar faz mercado cafeeiro encerrar 5ª feira (05) com altas de mais de 3% nas bolsas internacionais
Média diária das exportações de café não torrado registrou aumento de mais de 80% no mês de novembro de 2024
Tempo seco e bicho-mineiro prejudicaram o pegamento das floradas dos cafezais da Alta Mogiana
Fraqueza do dólar mantém mercado do café trabalhando com altas no inicio da tarde desta 5ª feira (05)
Tradings brasileiras de café têm pedido de carência negado pela justiça
Café do Vale da Grama (SP) conquista Indicação Geográfica