Clima beneficia cultivo de café em São Paulo

Publicado em 29/03/2010 13:23

         Nas últimas semanas, o clima mais seco em São Paulo beneficiou o cultivo de café na região, onde diminuíram os ataques de pragas e doenças. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que divulgou, nesta sexta-feira (26), a previsão climática para o próximo trimestre (abril/maio/junho). O estudo foi elaborado pelo Inmet e Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE).
          Nos estados do centro-sul do Brasil, a previsão de chuva regular até maio deverá favorecer o milho safrinha, cujo plantio e desenvolvimento já estão ocorrendo principalmente no Paraná e Mato Grosso do Sul. O feijão segunda safra, a cana-de-açúcar e a soja também serão favorecidos no outono. A previsão para os próximos meses também indica chuva abaixo da média histórica na Região Norte e Nordeste do Brasil.
          Na Região Sul permanece a probabilidade de chuva ao longo do trimestre. As temperaturas ficam acima da média histórica no período, com exceção para a entrada de massa polar, que faz a temperatura cair na região centro-sul do Brasil. O prognóstico indica, ainda, que as geadas nos estados do Sul do Brasil deverão ser mais frequentes nos meses de maio e junho.
          Fim de semana - Para amanhã (27) e domingo (28), a previsão do Inmet aponta que áreas de instabilidade podem deixar o tempo nublado com pancadas de chuva entre o norte do Rio Grande do Sul e o Paraná. Nos estados da região Norte e também em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, está prevista nebulosidade variável com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Em São Paulo, Goiás e Piauí, o dia será de sol entre nuvens com chuva em áreas isoladas. Nas demais áreas, predomínio de sol.

Tags:

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Colômbia: Lavouras de café têm alta incidência de broca
Colheita de café: entenda regras para contratação de safristas
Café: Arábica começa semana com baixas e mercado monitora clima nas origens
#RotadoCafé: Conheça a história do Alado Coffee; sucessão, sustentabilidade e qualidade na xícara
Oscar do Agronegócio é do café: Na categoria produtor rural, Ucha leva reconhecimento pelas ações que vem realizando no setor cafeeiro