Colheita do café em MG começou mais cedo por conta do clima
Publicado em 01/04/2010 08:04
Na fazenda de 450 hectares em Campo do Meio, no sul de Minas Gerais, a expectativa é colher 14 mil sacas. “Em relação ao ano passado, a gente está com a colheita adiantada em 30 dias. A maturação adiantou um pouco mais”, disse Luiz Carlos Marques, gerente da fazenda.
A colheita mais cedo foi comemorada pela trabalhadora rural Helena Moreira. “Eu esperava para maio, quando é de costume a começar a apanha. Agora, começou mais cedo e é melhor ainda”, disse.
A colheita de café foi antecipada também em outras fazendas do sul de Minas. Um dos vários motivos está ligado ao clima.
“Ocorreram chuvas regulares em julho, agosto e setembro. Isso favoreceu muito o pegamento das flores na primeira florada”, explicou Cosme Vítor Louredo, agrônomo da Emater.
Na fazenda em Alfenas a safra esperada para este ano é de 1,2 mil sacas. São quase 400 a mais do que em 2009. Apesar do aumento na produção, administrador da fazenda Henrique Ladislau Ribeiro está desanimado com o preço baixo do produto. “Pelo preço que desde a florada até a época que estivar beneficiado, se for por em conta, vai bem mais da metade. Então, o lucro aos produtores é muito pequeno. Espero que melhore”, disse.
Pela primeira estimativa da Conab, o Brasil deve colher entre 45 e 48 milhões de sacas nesta safra.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Globo Rural
0 comentário
Especialista em pós-colheita e qualidade, Giselle Abreu lança livro infantojuvenil sobre café
Mercado cafeeiro fecha sessão com queda de 3,41% após dia de ajustes técnicos nas bolsas de NY e Londres
Café testa os dois lados da tabela nesta 6ª feira (06) na Bolsa de NY
Café: vencimentos futuros apresentam baixa de 0,72% nesta 6ª feira (06)
Exportações mundiais de café verde sobem 10,6% em 2023/24, diz ICO
Preços do café se estabilizaram mistos nas bolsas de NY e Londres durante esta 5ª feira (05)