Estiagem no ES faz IBGE rever projeção da safra de café
Publicado em 08/04/2010 10:14
e atualizado em 08/04/2010 10:52
A safra nacional de café em grão é de 2.654. 499 toneladas, ou 44,2 milhões de sacas de 60 kg, conforme levantamento de março divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a fevereiro, o resultado de março representa um decréscimo de 4,7%.
A área total ocupada com a cultura de café apresenta elevação em relação ao mês anterior (0,2%), totalizando agora, 2.350.917 hectares. A área destinada à colheita em 2010 é de 2.138.443 hectares, superior à estimativa anterior (0,1%).
Segundo os técnicos do IBGE, a queda na produção em março, em relação a fevereiro, pode ser creditada ao Espírito Santo, que apresenta redução de 18,1% na estimativa de produção e de 18,7% no rendimento esperado, em virtude das más condições climáticas observadas no sul do Estado, onde é cultivado o café arábica. Naquela região, explica o IBGE, o chamado "café da montanha" vem sofrendo com longa estiagem, o que explica os decréscimos.
Em Minas Gerais, problemas observados em meses anteriores, como altas temperaturas na Zona da Mata e excesso de floradas no Sul do Estado, causaram prejuízos à lavoura cafeeira, embora esteja mantida a perspectiva de "safra cheia" para todo o País.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Último Segundo
0 comentário
Café em Prosa Podcast #185 - Embrapa desenvolve metodologia simplificada para classificar cafés
Na Suíça, evento destaca preparação dos cafés do Brasil para atender regulações mundiais
Mercado cafeeiro encerra 6ª feira (04) com estabilidade após semanas de fortes perdas
O clima seco no Brasil já afetou a produtividade da safra 2025
Falta de chuvas compromete produção de café na Alta Mogiana
Preços do robusta operaram acima dos do arábica no encerramento de setembro