Precisamos estruturar uma política consistente para o café, diz Rossi

Publicado em 14/05/2010 08:42
“Estamos buscando construir um consenso e estabelecer uma agenda para o café que vai se desdobrar em várias medidas, algumas emergenciais e outras de médio e longo prazo, de maneira a estruturar uma política consistente para o setor”, declarou, nesta quinta-feira, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi. Ele se reuniu nesta quinta com representantes da cafeicultura entre produtores, exportadores, torrefadores e parlamentares.

O ministro informou, ainda, durante o encontro, que serão retomadas, a cada dois meses, as reuniões do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC). O fórum tem a função de aprovar e definir financiamento da safra, autorizar a realização de programas e projetos de pesquisa agronômica e mercadológica, regulamentar ações que permitam o equilíbrio entre a oferta e a demanda do produto para exportação e mercado interno, entre outros. O CDPC é constituído de integrantes do governo federal, como os Ministérios da Agricultura, Fazenda e Desenvolvimento Agrário e o Banco do Brasil, além de membros da cadeia produtiva.

Tags:

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sudoeste de MG: Após chuvas irregulares e queda de chumbinho elevada, produtores de preparam início da safra de arábica
Plataforma Global do Café: Brasil sai na frente mais uma vez e trabalha em grande projeto de cafeicultura regenerativa
Café: Em mais uma semana agitada, arábica recua 3,03%, mas robusta avança 1,74%
illy: Café mais sustentável do mundo está no Brasil e apesar das cobranças, mercado já sabe disso
Café em Prosa #163 - Em busca da qualidade para todo tipo de consumidor: ABIC participa de uma das mais importantes feiras de café do mundo