INTERNACIONAL: Tempestade Agatha prejudica safra de café na Guatemala e em El Salvador

Publicado em 31/05/2010 14:55
Equipes de resgate lutam para alcançar e conter a chuva que está alagando as áreas rurais da América Central nesta segunda-feira após tempestade tropical Agatha, principalmente na Guatemala.  A tempestade provocou chuvas torrenciais, deslizamentos de terras e já deixou, ao menos, 96 mortos.

A primeira tempestade da temporada de furacões do pacífico de 2010, Agatha, chegou à Guatemala no sábado, atingindo com fortes chuvas o oeste montanhoso do país e mais o vizinho El Salvador, prejudicando a safra de café em ambos os países.

Há uma grande preocupação com as condições da safra de café na Guatemala, pois a maior região produtora do país, assim como El Salvador, foi a parte dos cafeeiros mais atingida pelas fortes chuvas.

A América Central é vulnerável a chuvas torrenciais devido ao seu terreno montanhoso. Por conta disso, a comunicação precária nas áreas rurais dificulta os resgates. Algumas fazendas de café próximas à capital guatemalteca comunicaram danos causados na produção por uma erupção do vulcão Pacaya ocorrida na semana passada. No entanto, a tempestade Agatha cortou as linhas telefônicas, o que torna difícil a divulgação dos danos causados à propriedades cafeeiras na região e a extensão desses problemas ocasionados pelo fenômeno climático do último final de semana.  

Gerardo de Leon, gerente comercial de um grupo de 120 fazendas em todo o país, disse que a umidade intensa era deve prejudicar algumas culturas. "A umidade durante e após a tempestade dá origem a um fungo nas plantas. Esse é o problema", diz.

Em novembro passado o furacão Ida causou enchentes e deslizamentos que mataram pelo menos 150 pessoas.

Dezenas de pessoas ainda estão desaparecidas e centenas delas ainda buscam familiares e alguns pertences. O fenômeno Agatha se dissipou enquanto cruzava a Guatemala,no entanto, oficiais já alertaram para chuvas fortes para os próximos dias e afirmam também que mais deslizamentos de terras podem acontecer.

Com informações da Reuters
Tradução: Carla Mendes

Tags:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Sem físico no Brasil, bolsas têm novos ajustes nos preços nesta 4ª feira
Café: Nova York e Londres estendem baixas no primeiro pregão de maio
Em dia de baixas generalizadas, arábica recua mais de mil pontos em Nova York
Cecafé promove evento na UE para atestar que cafés do Brasil atendem novas regras
Café acompanha dia de aversão e recua mais de mil pontos em Nova York