Café: aprovado zoneamento agrícola em oito estados

Publicado em 01/06/2010 15:24

As condições mais favoráveis ao plantio de café, safra 2010, para três estados e o Distrito Federal estão expressas nos zoneamentos agrícolas de risco climático publicados hoje (1º) no Diário Oficial da União (DOU). Além do DF, as Portarias de nº 129 a 136 incluem Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rondônia e São Paulo. Foram aprovados também estudos para o cacau em Rondônia e arroz de sequeiro na Bahia, por meio das Portarias nº 137 e 138.
O volume e chuvas e a temperatura são os fatores climáticos que mais impactam no desenvolvimento da planta. O intervalo entre 19ºC e 21ºC são os ideais para a cultura, mas o cafeeiro tolera temperaturas de 18ºC a 23ºC. A planta também necessita de umidade adequada durante os períodos de vegetação e frutificação. A falta de chuva pode causar ressecamento dos ramos, morte das raízes e deficiência de nutrientes no cafeeiro.
 Os estudos do Ministério da Agricultura indicam ainda os melhores períodos para o plantio do café, que, no caso de Goiás, Distrito Federal e Rondônia vai de 1º de outubro a 31 de dezembro; de 11 de setembro a 20 de novembro, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; de 11 de setembro a 31 de maio, no Paraná; de 1º de outubro a 31 de janeiro, em São Paulo, e de 1º de novembro a 31 de dezembro, no Espírito Santo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário