Entressafra faz preço de café disparar

Publicado em 14/06/2010 09:27 e atualizado em 14/06/2010 16:51
Os preços do café atingiram na sexta-feira o maior patamar desde dezembro do ano passado na bolsa de Nova York. As cotações subiram 755 pontos no dia ou 5,4%. Essa foi a quarta alta consecutiva da commodity, que alcançou US$ 1,461 por libra-peso.

Analistas disseram que uma série de fatores explica a forte valorização do café. Um dos principais é o fato de a safra brasileira ainda não ter entrado com força no mercado internacional, principalmente para os cafés de qualidade superior.

"Aliado às baixas vendas dos países produtores, houve uma cobertura de posições vendidas por parte de fundos e também o vencimento de contratos de opções, que atraiu muitos compradores", disse Rodrigo Costa, operador da Newedge, de Nova York. Ele observou que o último pregão da semana passada em Nova York bateu o recorde de negociações diárias de contratos de café, com 110 mil lotes.

Apesar de o mercado esperar por uma grande produção, o período de entressafra do café no Brasil também está puxando os preços no mercado doméstico. Na sexta-feira, o indicador Cepea/Esalq fechou com uma valorização de 2,3%, a R$ 304,45 por saca. Esse é o patamar mais elevado desde junho de 2005.

A valorização ocorre na mesma semana em que a Organização Internacional do Café (OIC) revisou para baixo sua estimativa para a produção mundial em 2009/10. São esperadas 120,6 milhões de sacas, volume 5,8% menor que safra anterior e também abaixo da estimativa de abril, quando a produção era estimada em 121,9 milhões de sacas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário