Café: País fecha safra 09/10 com um dos estoques mais baixos

Publicado em 16/07/2010 07:37 e atualizado em 16/07/2010 11:25
Segundo o relatório divulgado pela exportadora Comexim nesta quinta-feira, os estoques finais de café do Brasil na temporada 2009/10 estão em um dos patamares mais baixos da história do maior produtor mundial da commodity. De acordo com a empresa, o Brasil encerrou a safra com estoques de no mínimo 1,33 milhão de sacas de 60 kg, sem considerar o café dos contratos de opções adquirido pelo governo durante a temporada.

No caso de se confirmar que 1,6 milhão de sacas foram entregues dentro do programa de opções, "algo que aparentemente será sabido somente em setembro", segundo a Comexim, os estoques finais (públicos e privados) teriam somado 2,43 milhões de sacas. O volume das reservas das empresas foi estimado em apenas 832 mil sacas, apontou a exportadora.

"Claramente, independentemente dos números do Ministério da Agricultura ou da Conab, o estoque final citado não é o mais baixo da nossa história do café, mas muito próximo disso. Os números de 76 e 94 (1976 e 1994), após geadas e secas, sem dúvida são menores", afirmou John Wolthers, da Comexim, em relatório nesta quinta-feira.

Mas a Comexim acrescentou que a próxima safra (10/11), de alta no ciclo, deverá ser bem maior, ficando em torno de 55 milhões de sacas, contra uma estimativa do governo brasileiro de 47 milhões de sacas .

Tags:

Fonte: Gazeta do Sul

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sudoeste de MG: Após chuvas irregulares e queda de chumbinho elevada, produtores de preparam início da safra de arábica
Plataforma Global do Café: Brasil sai na frente mais uma vez e trabalha em grande projeto de cafeicultura regenerativa
Café: Em mais uma semana agitada, arábica recua 3,03%, mas robusta avança 1,74%
illy: Café mais sustentável do mundo está no Brasil e apesar das cobranças, mercado já sabe disso
Café em Prosa #163 - Em busca da qualidade para todo tipo de consumidor: ABIC participa de uma das mais importantes feiras de café do mundo