F.O. Licht reduz produção mundial de café em 2009/2010 para 124,2 milhões de sacas

Publicado em 23/07/2010 12:47 e atualizado em 23/07/2010 17:05 760 exibições
Uma das mais respeitadas consultorias do Mundo, a alemã F.O. Licht, revisou para baixo sua estimativa para a produção mundial de café. Segundo o relatório, a produção global de café verde deve alcançar 124,2 milhões de sacas 60 quilos no ano comercial 2009/10, uma queda de 11,9 milhões de sacas na comparação com os 136,1 milhões de sacas na temporada anterior. O volume fica 2,8 milhões de sacas abaixo da projeção de dezembro, mas ainda é recorde para um ciclo bianual de baixa produção
A estimativa da produção mundial do tipo arábica foi reduzida para 74,3 milhões de sacas em 2009/10, em comparação com 74,7 milhões de sacas previstas em dezembro e 83,8 milhões de sacas registradas em 2008/09. Já a de café robusta recuou para 49,9 milhões de sacas, ante 52,3 milhões de sacas tanto na projeção anterior como no último ano-safra.

Para analistas da consultoria o resultado foi influenciado por duas safras consecutivas de baixas recordes na Colômbia. Os preços também foram influenciados. O mercado de café arábica apresenta os maiores níveis desde 1997.  Os preços do grão arábica também ganharam força devido à queda dos estoques certificados na Bolsa de Nova York (ICE Futures US). As reservas caíram mais do que pela metade, somando apenas 2 milhões de sacas, ante 4,6 milhões de sacas em outubro, segundo a F.O. Licht.

Considerando que os estoques continuam caindo de modo estável e que prêmios acentuados ainda estão sendo pagos, mesmo após os mercados futuros terem avançado, é altamente improvável que qualquer café seja classificado para entrega em breve, então a redução dos estoques continuará", afirmou a consultoria.
Futuramente, o cenário ainda pode continuar apertado, já que "que parece provável" que a produção global em 2010/11 será suficiente para reabastecer os estoques mundiais antes do ciclo de baixa de 2011/12.

Tags:
Fonte:
Redação NA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

3 comentários

  • Telmo Heinen Formosa - GO

    Prezados Vilson Ambrozi e Pedro Luis Rossi, antigamente eu me debatia mais do que hoje contra estes "boateiros". Nós plantamos lavouras e os Especuladores "plantam" noticias. Hoje em dia eu condeno mais a quem acredita nestes boatos do que aos próprios inventores dessas verdades pela metade. Para mim uma meia verdade é uma mentira completa. O abobalhamento midiático é uma constante por parte dessa gente e por isso a gente tem que saber conferir os numeros e não é dificil. Quando são divulgadas duas versões sobre um mesmo fato, no minimo uma delas é falsa, quando não as duas. Presta atenção nas noticias, se no assunto que você entende BEM tem erros, você tem que partir do principio de que naqueles assuntos que você não entende tão bem, também tem erros...

    0
  • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

    O proximo conserto de estoques mundiais vai ser com a soja,virá na hora que os que pagam os ditos ANALISTAS,acharem que será conveniente.Porém esta bem aí....

    0
  • Pedro Luis Rossi Uberlândia - MG

    Caramba,que bando de safados este que preveem produção. Quando o produtor já vendeu toda a produção 2009/2010 , eles vem com a maior cara de pau e dizem que a produção foi bem menor. Só que o preço que o produtor vendeu sua produção foi baseado nas previsões desses, no minimo, safadinhos(pra não dizer outra coisa). Pra variar tiraram a produção de nossas mãos por um preço bem mais baixo por causa da previsão destes competentissimos senhores(para os compradores é logico). Eu aguardo ansioso a proxima previsão.

    ps: Eu nunca vi eles errarem tanto pra baixo, só erram para cima. INTERESSANTE!!!!!!!!

    0