Café negociado em SP fecha agosto com maior preço desde maio 2005 em SP

Publicado em 13/09/2010 09:01
O café negociado em São Paulo fechou o mês de agosto com um preço médio de 313,93 reais por saca de 60 kg, o maior valor nominal (sem considerar a inflação) desde maio de 2005, de acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.

Há cinco anos, quando o Brasil estava passando por um período de baixa do ciclo bianual do café arábica, a safra nacional sofreu com problemas climáticos, o que elevou os preços. Em maio de 2005, o melhor preço médio mensal até então, o Cepea apurou 324,55 reais por saca.

Em 2010 as cotações estão crescentes no embalo dos futuros na bolsa de Nova York, que atingiram recentemente o maior patamar em mais de 13 anos, com o mercado repercutindo entre outras coisas uma baixa oferta de grãos de alta qualidade da Colômbia.

"Os temores quanto à próxima safra brasileira, bem como à temporada atual (2010/11) de outros países produtores, estão sustentando os preços nacionais e internacionais do arábica. A Colômbia, por exemplo, pode novamente não atingir seu potencial produtivo devido à incidência de fungos nos cafezais", observou o Cepea em nota divulgada na sexta-feira (10).

Segundo produtores colombianos, a ocorrência de fortes chuvas pode dificultar a recuperação da safra colombiana.

O Brasil está no final da colheita de uma grande safra em 2010/11, mas as ofertas ainda estão limitadas, segundo o Cepea, o que também colabora para a sustentação dos preços internos.

"A colheita do arábica está adiantada na maioria das regiões brasileiras. Apesar disso, a oferta do grão não aumentou no mercado interno. Isso porque produtores têm vendido de maneira lenta, no aguardo de preços ainda mais altos."

Em nota, o Cepea acrescentou que muitos produtores já fecharam contratos para entrega de lotes nos próximos meses, "reduzindo a disponibilidade no mercado".

"Segundo colaboradores do Cepea, parte dos produtores está preferindo colocar à venda primeiro os lotes de menor qualidade, já que até mesmo estes estão conseguindo preços elevados. Os cafés com maior qualidade foram reservados para o cumprimento de vendas futuras e para situações de preços ainda maiores."

A maioria das regiões do Brasil tem menos de 10 por cento da safra para ser colhida, segundo o Cepea, que observou que até outubro os trabalhos terão sido encerrados.

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com preocupação com o Vietnã e tempo mais seco no Brasil, café abre semana com valorização
Cooxupé anuncia abertura de empresa com atuação no mercado de seguros
Cecafé participa de evento que destaca importância do café ao ES e ao país
Programação do 24º Seminário Internacional do Café está definida
Cecafé discute devida diligência em direitos humanos com governo dos EUA