Lavouras de café deverão receber chuvas adequadas nos próximos dias

Publicado em 28/09/2010 14:47 e atualizado em 28/09/2010 17:04
As lavouras de café no Brasil, maior produtor mundial, irão receber as chuvas “adequadas” para a temporada da florada nos próximos dias, aliviando a preocupação de que os cafezais pudessem ser danificados por chuvas de granizo depois de quatro meses de seca.

Uma frente fria alcançou estados do sudeste do Brasil – São Paulo e Minas Gerais - no dia 26 de setembro e, de acordo com Expedito Rebello, pesquisador do Inmet, deverá chegar no  Espírito Santo amanhã. A probabilidade de essa frente fria causar chuvas de granizo foi reduzida de 60% (estimado no início da semana) para apenas 10%.

 “As chuvas irão contribuir com a produção de café depois desses meses de seca. O clima será muito bom para a florada dos cafezais de agora em diante”, disse Rebello.

As lavouras de café no sudeste do Brasil, que correspondem por aproximadamente 85% da produção nacional, precisam de chuvas nesta época do ano para florescerem adequadamente antes de desenvolverem os grãos para a próxima colheita. No entanto, a região passou por 120 dias de estiagem, enquanto a média das últimas cinco décadas varia entre 50 e 80 dias. Nos próximos dias, o sudeste deverá receber 50mm de chuva nos próximos dias.

Soja - De acordo com o pesquisador do Inmet, no Mato Grosso, estado onde se produz aproximadamente 30% da soja brasileira, também haverá chuvas amanhã. Por conta da estiagem, os produtores estão com o plantio da oleaginosa atrasado.

Com informações da Bloomberg

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Redação NA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário