Bolsa de N. York decide incluir café lavado do Brasil no contrato "C"

Publicado em 09/12/2010 18:24
 A bolsa ICE Futures US (InterContinental Exchange) informou nesta quinta-feira que aprovou um acordo para acrescentar o café "lavado" do Brasil, nas operações com o seu principal contrato futuro, o "C". Os  grãos de café arábica brasileiros serão incluídos nos contratos com vencimento a partir de março de 2013, de acordo com comunicado da bolsa.
 
Tão logo as  informações da Bolsa de N. York foram distribuidas pela agencia Dow Jones, houve comemoração do setor cafeeiro brasileiro.  Segundo declarações do diretor do Departamento de Café do Ministério da Agricultura, Robério Silva ao jornal O Estado de S. Paulo, o ano de 2010 está se consagrando como um dos melhores para o setor não só por causa da decisão da bolsa americana mas também porque será registrado um volume de exportações inédito. "Venderemos US$ 5,4 bilhões em café este ano, um recorde absoluto", afirmou.
 
Para o diretor, a inclusão do café arábica brasileiro na bolsa de NY significará uma melhoria da qualidade da produção nacional a médio e longo prazos. "Este tipo de café é requerido por toda a parte do mundo", enfatizou. Ele disse ainda que as entregas do produto deverão ocorrer a partir de março de 2013, mas ressaltou que a negociação dependerá das condições de mercado. "Esta é uma opção a mais para os produtores brasileiros", disse.
 
Ao receber a notícia, Robério Silva contou ter contatado o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, e que houve comemoração. "Estamos muito felizes porque é algo no qual o Brasil vem investindo há muito tempo", declarou. Segundo o diretor, o setor produtivo do Brasil não terá nenhum problema para se adaptar à nova alternativa de negociação. "O mercado brasileiro está muito preparado para isso."

Tags:

Fonte: O Estado de S. Paulo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Oscar do Agronegócio é do café: Na categoria produtor rural, Ucha leva reconhecimento pelas ações que vem realizando no setor cafeeiro
Em semana de pressão, robusta recuou 14,70%, arábica 10,56% e mercado monitora chuvas
2ª Jornada: 'O mercado e o café carbono neutro' reúne especialistas da cafeicultura, no Cerrado Mineiro
OIC: Exportação mundial de café tem alta de 8% em março
Ainda de olho no Vietnã, café continua no negativo em Londres e Nova York