Países produtores de café assinam acordo para qualificar produção

Publicado em 04/02/2011 14:21
Texto terá vigência de 10 anos, com possibilidade de prorrogação por mais oito.
O Acordo Internacional do Café (AIC) de 2007, que regula a cooperação internacional em questões cafeeiras, entrou em vigor nessa quarta, dia 2. O texto do acordo foi aprovado pelo Congresso Nacional brasileiro em dezembro de 2010. O documento aprovado é o 7º firmado desde 1962 e terá vigência de 10 anos, com possibilidade de prorrogação por mais oito.

O AIC prevê incentivo à qualidade dos grãos nos países produtores, a expansão sustentável da cultura e instrumentos de crédito diferenciados para o setor. O texto aprovado conta com algumas inovações, entre elas está a elaboração e financiamento de projetos de desenvolvimento na área do café.

Outra novidade é a criação do Fórum Consultivo sobre Financiamento do Setor Cafeeiro. O documento prevê maior transparência nas ações da Organização Internacional do Café, com a divulgação das estatísticas do setor e a criação de um Comitê de Promoção e Desenvolvimento de Mercado.

Como principal produtor mundial do grão, o Brasil é hoje o maior contribuinte da OIC, organização com 77 membros, que reúne países produtores e consumidores no debate sobre questões relativas ao café e as condições do mercado cafeeiro.

Tags:

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sudoeste de MG: Após chuvas irregulares e queda de chumbinho elevada, produtores de preparam início da safra de arábica
Plataforma Global do Café: Brasil sai na frente mais uma vez e trabalha em grande projeto de cafeicultura regenerativa
Café: Em mais uma semana agitada, arábica recua 3,03%, mas robusta avança 1,74%
illy: Café mais sustentável do mundo está no Brasil e apesar das cobranças, mercado já sabe disso
Café em Prosa #163 - Em busca da qualidade para todo tipo de consumidor: ABIC participa de uma das mais importantes feiras de café do mundo