Países produtores de café assinam acordo para qualificar produção

Publicado em 04/02/2011 14:21
Texto terá vigência de 10 anos, com possibilidade de prorrogação por mais oito.
O Acordo Internacional do Café (AIC) de 2007, que regula a cooperação internacional em questões cafeeiras, entrou em vigor nessa quarta, dia 2. O texto do acordo foi aprovado pelo Congresso Nacional brasileiro em dezembro de 2010. O documento aprovado é o 7º firmado desde 1962 e terá vigência de 10 anos, com possibilidade de prorrogação por mais oito.

O AIC prevê incentivo à qualidade dos grãos nos países produtores, a expansão sustentável da cultura e instrumentos de crédito diferenciados para o setor. O texto aprovado conta com algumas inovações, entre elas está a elaboração e financiamento de projetos de desenvolvimento na área do café.

Outra novidade é a criação do Fórum Consultivo sobre Financiamento do Setor Cafeeiro. O documento prevê maior transparência nas ações da Organização Internacional do Café, com a divulgação das estatísticas do setor e a criação de um Comitê de Promoção e Desenvolvimento de Mercado.

Como principal produtor mundial do grão, o Brasil é hoje o maior contribuinte da OIC, organização com 77 membros, que reúne países produtores e consumidores no debate sobre questões relativas ao café e as condições do mercado cafeeiro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário