Governo vai fiscalizar cafés vendidos nos supermercados

Publicado em 23/02/2011 08:23
A partir do dia 23 de fevereiro, os supermercados que venderem cafés sem a qualidade mínima estipulada pelo Governo Federal terão a mercadoria apreendida e as fábricas poderão ser multadas. É que neste dia entra em vigor a Instrução Normativa nº 16 do Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que estabelece o máximo de 5% de umidade e 1% de impurezas (cascas, paus e restos de folhas) e matérias estranhas (sementes de milho e fragmentos metálicos do moinho do café, por exemplo).

A Norma do Mapa interrompe um ciclo de 20 anos de autorregulação da indústria do café. Produtores e supermercados serão o alvo da fiscalização, que será realizada pelo próprio Ministério. Os estabelecimentos que comercializarem o café fora do padrão serão advertidos na primeira abordagem e, caso permaneçam irregulares, punidos com multa e apreensão da mercadoria.

O início da análise sensorial foi prorrogado, após solicitação da indústria cafeeira, e só começa a valer em fevereiro de 2013. Durante o ano, representantes da indústria e técnicos da agricultura vão buscar outros parâmetros para manter a qualidade do café.

“O melhor ainda é a exclusão definitiva da análise sensorial, já que não tem café no mercado para atender as indústrias brasileiras. Para que o consumidor não seja prejudicado, o setor propõe regulamentação apenas sobre a pureza do café, ou seja, o mesmo modelo dos países da Europa”, declara o presidente do Sincafé – Sindicato da Indústria de Torrefação e Moagem de Café do Espírito Santo, Egidio Malanquini.

Para os supermercadistas e consumidores ficarem tranquilos quanto aos produtos que estão adquirindo, basta olhar a embalagem. Os cafés que possuem o Selo de Pureza da Abic – Associação Brasileira da Indústria de Café, também atendem os critérios do governo.

Entenda

A Instrução Normativa nº 16 foi assinada em 24 de maio de 2010 pelo ministro Wagner Rossi. A norma foi construída durante três anos com a participação de técnicos do governo e representantes do setor privado, como a Abic.

Além dos limites máximos de umidade e impureza, o texto também estabelecia a avaliação sensorial do café, levando em consideração itens como aroma, sabor, fragrância, nível de acidez, amargor ou adstringência, e até se o produto seria encorpado.

Em dezembro de 2010, após pressão da indústria brasileira de café, o governo modificou o item da norma que estabelecia uma avaliação sensorial. Foi dado um prazo de seis meses, que seriam contabilizados quando a IN 16 entrasse em vigor, para o início da análise. No início deste mês, após reunião no Rio de Janeiro com empresários do setor, o Mapa aumentou este prazo para dois anos.

"Os critérios para esse tipo de análise são subjetivos e faltam profissionais treinados para exercer essa função. Seria impossível medir com precisão a qualidade, já que os cafés brasileiros são diferentes e um produto que é aprovado em São Paulo pode não agradar os consumidores do Espírito Santo", avalia Malanquini.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Sincafé

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário