Café alcança maior valor desde 1977 no mercado internacional

Publicado em 09/03/2011 14:31
Os preços médios do café no mercado internacional, medidos pela Organização Internacional do Café (OIC) atingiram em fevereiro o nível mais alto desde 1977.

No mês passado, o indicador de preços da entidade fechou a um valor médio de US$ 2,1603 por libra-peso, uma valorização de 9,5% em comparação ao já elevado preço de janeiro deste ano.

O desempenho supera em 75,1% o valor médio registrado pela OIC em fevereiro do ano passado, quando os preços do café alcançaram US$ 1,2337 por libra-peso no mercado internacional.

Em comunicado, a OIC atribui a valorização aos fundamentos do mercado que ainda seguem favoráveis à evolução dos preços.

Nem mesmo o aumento da oferta no Brasil na safra 2010/11 tem sido suficiente para evitar novas valorizações do mercado, diante da baixa disponibilidade de café arábica no mercado internacional e ao aumento do consumo, em especial no Brasil.

“Ao mesmo tempo, os atuais níveis de preços não incentivam os países produtores a manter seus estoques. Notadamente, o Vietnã continua a exportar para aproveitar os elevados patamares de preços”, informa a OIC.

Tags:

Fonte: Valor Econômico

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Sem físico no Brasil, bolsas têm novos ajustes nos preços nesta 4ª feira
Café: Nova York e Londres estendem baixas no primeiro pregão de maio
Em dia de baixas generalizadas, arábica recua mais de mil pontos em Nova York
Cecafé promove evento na UE para atestar que cafés do Brasil atendem novas regras
Café acompanha dia de aversão e recua mais de mil pontos em Nova York