Granizo gera perda em cafezal de Minas Gerais

Publicado em 18/04/2011 07:25
Algumas cidades do sul de Minas Gerais foram atingidas por chuva de granizo nos últimos dias. Ainda não há informações concretas sobre a dimensão dos danos, mas colaboradores do Cepea já comentam que muitos cafezais foram prejudicados. Por sua vez, o governo busca, através da Conab, saber o volume de café estocado por particulares.

Agricultores mineiros informam que a chuva de granizo da semana passada foi acompanhada por fortes ventos, danificando ainda mais as lavouras. Além de derrubar os grãos que seriam colhidos nos próximos meses, a chuva de granizo pode também interferir no vigor da planta para a safra 2012/13. Esse cenário deixou produtores preocupados. Quanto ao mercado de arábica, o Indicador Cepea/Esalq do arábica tipo 6, bebida dura para melhor, posto na capital paulista, teve aumento de 1,7% entre 6 e 13 de abril. Na sexta-feira a liquidez aumentou no mercado brasileiro diante da alta externa.

Diante desse quadro, a Conab deu início à pesquisa para consolidação dos números da posição dos estoques brasileiros de café, em poder de particulares. Esta variável é importante para compor o quadro de oferta e demanda do produto no País, que serve de subsídio às políticas públicas para o setor e para o abastecimento interno. Realizada anualmente, a pesquisa deste ano apontará o estoque final da safra 2010/2011. Entre as instituições a serem pesquisadas, estão armazenistas, produtores, cooperativas, exportadores e indústrias de torrefação, de moagem e de cafés solúveis.

Tags:

Fonte: DCI

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em dia de baixas generalizadas, arábica recua mais de mil pontos em Nova York
Cecafé promove evento na UE para atestar que cafés do Brasil atendem novas regras
Café acompanha dia de aversão e recua mais de mil pontos em Nova York
Café: Colômbia exporta primeiros contêineres comprovando que atende as regras da UE
Faleceu Carlos Castañeda, um dos cafeicultores que personificou o icônico Juan Valdez