Granizo gera perda em cafezal de Minas Gerais

Publicado em 18/04/2011 07:25
Algumas cidades do sul de Minas Gerais foram atingidas por chuva de granizo nos últimos dias. Ainda não há informações concretas sobre a dimensão dos danos, mas colaboradores do Cepea já comentam que muitos cafezais foram prejudicados. Por sua vez, o governo busca, através da Conab, saber o volume de café estocado por particulares.

Agricultores mineiros informam que a chuva de granizo da semana passada foi acompanhada por fortes ventos, danificando ainda mais as lavouras. Além de derrubar os grãos que seriam colhidos nos próximos meses, a chuva de granizo pode também interferir no vigor da planta para a safra 2012/13. Esse cenário deixou produtores preocupados. Quanto ao mercado de arábica, o Indicador Cepea/Esalq do arábica tipo 6, bebida dura para melhor, posto na capital paulista, teve aumento de 1,7% entre 6 e 13 de abril. Na sexta-feira a liquidez aumentou no mercado brasileiro diante da alta externa.

Diante desse quadro, a Conab deu início à pesquisa para consolidação dos números da posição dos estoques brasileiros de café, em poder de particulares. Esta variável é importante para compor o quadro de oferta e demanda do produto no País, que serve de subsídio às políticas públicas para o setor e para o abastecimento interno. Realizada anualmente, a pesquisa deste ano apontará o estoque final da safra 2010/2011. Entre as instituições a serem pesquisadas, estão armazenistas, produtores, cooperativas, exportadores e indústrias de torrefação, de moagem e de cafés solúveis.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
DCI

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário