Atrasada, colheita de café robusta crescerá; a de arábica começa

Publicado em 06/05/2011 17:28
A colheita de café robusta no Brasil, que deverá representar cerca de 25% da produção total do País em 2011/12, está atrasada no Espírito Santo, Estado que responde por dois terços da totalidade dessa variedade.

O tempo chuvoso atrasou a maturação do café capixaba, que tradicionalmente chega ao mercado antes do de outros Estados. Mas o clima, que ajudou anteriormente no desenvolvimento do grão, não é visto como um grande problema até agora nesta temporada, segundo representantes do setor produtivo.

Do lado do arábica, que responde pela maior parte da safra do maior produtor global, a colheita está ainda incipiente, como é normal para esta época, e as expectativas são boas, acrescentaram integrantes de cooperativas.

"Está um pouco atrasada (a colheita do robusta) devido ao período de chuva que tivemos em março e abril... Estamos de 15 a 20 dias atrasados na colheita, eu acredito", afirmou o gerente de Armazém e de Logística da Cooabriel (Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel da Palha-ES), Edimilson Calegari.

A entidade, que trabalha quase que exclusivamente com o robusta, também chamado de conilon, tem cooperados em uma área que colhe 4 milhões de sacas de 60 kg. A safra de todo o Espírito Santo desta variedade é estimada em até 7,8 milhões de sacas, contra 7,3 milhões na temporada passada.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deve atualizar os seus números de safra no próximo dia 10. Segundo Calegari, a colheita na região da Cooabriel atingiu somente 10% do total esperado até o momento, contra 20% a 30% na mesma época do ano passado. Mas para o produtor esse atraso não deve ser um problema, avaliou o gerente, ao contrário.

"Não vai atrapalhar o atraso, talvez até melhore o preço...", disse ele, destacando que as chuvas anteriormente elevaram o peso do grão, o que deve resultar em uma colheita maior.

"A safra vai ser boa devido ao período de chuva, o café granou bem, está dando bom peso... e a qualidade também está boa", disse ele, lembrando que no ano passado a colheita da região sofreu com o tempo seco no período de desenvolvimento do grão.

Arábica
A colheita de café arábica do Brasil, bastante aguardada em meio a preços altos no mercado, apenas começou nas regiões mais baixas e quentes, e ainda está apenas em seu início, de acordo com produtores.

"Está muito incipiente, deve iniciar a maior parte mesmo a partir do final do mês", disse o agrônomo Joaquim Goulart de Andrade, gerente de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé, a maior cooperativa de café do mundo, no sul de Minas Gerais.

Ele avalia que essa situação é geral para as áreas de café do Sul de Minas. "Café de altitude, começa em junho mesmo. Só essas regiões mais baixas têm a possibilidade de ter alguma colheita", acrescentou.

Andrade disse que o tempo tem favorecido a safra, após chuvas fortes. "O que a gente torce é para que o tempo siga favorável para a colheita, sem chuva, aí você tem qualidade".

"Estamos querendo que seja um ano sem muita chuva, para poder ter condição de ter um café de boa qualidade, o que na safra anterior não aconteceu", completou o presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Gilson Ximenes, que representa o setor produtivo no país.

A safra de arábica do Brasil está estimada pela Conab em até 33,1 milhões de sacas, contra 36,8 milhões na temporada passada.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário