País inicia venda de estoque de café de 2009 em breve

Publicado em 10/05/2011 08:24
O Brasil começará a vender gradativamente 1,55 milhão de sacas de café arábica dos estoques públicos, grãos que foram adquiridos de produtores em 2009 para dar sustentação aos preços, disse uma autoridade.

"Nós venderemos lentamente para não ter impacto no mercado. O objetivo é vender neste ano e nos próximos anos", disse à Reuters o secretário de Produção e Agroenergia, Manoel Bertone.
Ele disse que o governo poderá leiloar o produto em lotes de 50 mil sacas, como tem sido feito atualmente com cafés de safras anteriores.

Os estoques de 2009 estarão disponíveis após o governo praticamente esgotar as vendas do produto de 2002, segundo o secretário.

A liberação dos estoques poderá ser uma boa notícia para quem precisa comprar no mercado físico de café, que trabalha com nível extremamente baixo de reservas, um fator por trás da forte alta nas máximas de 34 anos nas últimas semanas na bolsa de Nova York.

O café se deteriora com o tempo, mas alguns integrantes do mercado dizem que ainda é possível exportar o grão estocado para fazer o "blend" com grãos novos.

Bertone disse que restam apenas 100 mil sacas de café da temporada 2002 para vender. O café mais antigo, dos anos 1980, também está sendo leiloado separadamente.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário