Colheita do café conilon está em ritmo acelerado no Espírito Santo

Publicado em 18/05/2011 08:06
A expectativa é de uma safra melhor que a do ano passado. O café é a base da economia do município de Vila Valério.
Na lavoura da família Hertel, na região noroeste do Espírito Santo, a colheita do café conilon está em ritmo acelerado. Eles esperam colher 15% a mais do que em 2010. “A expectativa é grande, o clima ajudou e produzimos bastante”, comenta o agricultor Gesomar Hertel.

Em Vila Valério, 1300 propriedades produzem café, a maioria com a agricultura familiar. Nesta época do ano, a colheita também gera oportunidades para quem vem de longe, muitos trabalhadores são de Minas Gerais e da Bahia. O mineiro Ailton Cardoso aproveitou que a colheita do café arábica acontece mais tarde, para ganhar dinheiro com o conilon em terras capixabas.

O café é a base da economia do município. Além da boa produção, o preço da saca está melhor do que no mesmo período do ano passado. São os pés carregados que entusiasmam o agricultor José Brumatti. Otimista, ele já tem planos de reformar a casa com o dinheiro do café.

Segundo o último levantamento da Conab, o Espírito Santo deve produzir mais de oito milhões de sacas de café conilon, um crescimento de 10% em relação à safra passada.

Tags:

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café acompanha dia de aversão e recua mais de mil pontos em Nova York
Café: Colômbia exporta primeiros contêineres comprovando que atende as regras da UE
Faleceu Carlos Castañeda, um dos cafeicultores que personificou o icônico Juan Valdez
Café: Bolsas têm ajustes nos preços após valorização com suporte na oferta global
Café: Entenda quais são os danos potenciais do clima no Vietnã à safra 24/25