Safra de café começa oficialmente em São Paulo

Publicado em 19/05/2011 16:00

Uma colheita simbólica no maior cafezal urbano paulista marcou nesta quinta-feira (19) o início da safra de café no Estado. Embora seja um ano de ciclo baixo, os produtores tem expectativas de bons preços.

O evento foi promovido no cafezal do Instituto Biológico, em São Paulo. A área tem mais de 1.500 pés de café localizados na Vila Mariana. O Estado é o terceiro maior produtor de café do Brasil e começa a safra com estimativa de produção de 3,475 milhões de sacas, de acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA).

O volume é quase 25% inferior às 4,25 milhões de sacas colhidas no ano passado. A área plantada também é menor. O espaço ocupado pelas lavouras caiu de 209 mil hectares para 180 mil ha. A produtividade está estimada pelo IEA em 20,65 sacas por ha.

No Brasil, a colheita também deve ser menor, segundo previsão da Conab. A safra atual deve produzir 43,54 milhões de sacas, o que representa redução de 9,5% sobre o ciclo anterior, quando o país somou 47,6 milhões de sacas.

Para o consultor de agronegócios Marco Conejero, da Price Waterhouse Coopers, o cenário é favorável para o produtor, apesar de 2011 ser um ano de ciclo baixo. “A quebra de safra da Colômbia, um dos maiores produtores mundiais, vai aumentar a demanda pelo café brasileiro. Então, vai ser um ano de preços bons para o agricultor”, afirma.

Tags:

Fonte: EPTV

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café/Cepea: Quedas deste início de mês anulam metade dos ganhos de abril
Café tem leves altas em dia de recuperação, mas robusta perde mais de 4%
Mercado internacional, demanda e logística são um dos destaques do Seminário Internacional do Café deste ano
Entidades assinam pacto pelo trabalho decente na cafeicultura no Brasil
Café: Londres retoma negócios acompanhando movimento de correção do arábica