Mercado de cafés especiais conquista agricultores do PR

Publicado em 09/06/2011 08:48
Agricultores investem na qualidade das lavouras e ganham espaço. As exportações garantem uma boa e compensável remuneração.
A beleza dos grãos dá para ver de longe, mas há outras qualidades nos 220 hectares de café que conquistaram consumidores do Canadá e do Japão.

Há sete anos, o cafeicultor Luiz Roberto comprou uma propriedade em Jacarezinho, no norte pioneiro, com um projeto: produzir somente cafés especiais, seguindo todas as exigências do mercado externo. “Você precisa de rastreabilidade, precisa saber de onde veio o produto e como foi produzido, se com boas práticas agrícolas. Precisa ter um produto de alta qualidade, mas que respeite o meio ambiente e diminua os impactos. O terceiro ponto é a responsabilidade social, tem que saber o impacto que causa no entorno, na comunidade e principalmente para as pessoas envolvidas na atividade".

Foi uma revolução na fazenda de 106 anos. O solo foi recuperado com o plantio da braquiária, que recicla nutrientes e retém umidade, economizando fertilizantes. A colheita passou a ser feita em duas, até três etapas. Com paciência e muito cuidado, os trabalhadores só colhem os grãos maduros, os verdes ficam no pé pelo tempo que precisar.

Metade da colheita é manual e onde foi mecanizada, a máquina precisa passar com delicadeza. O resultado de tanto cuidado é o rendimento de 50 sacas por hectare, o dobro da produtividade média do Paraná.

No processamento, o cuidado se repete. Uma verdadeira parafernália serve para separar os grãos conforme o nível de maturação.

Depois da separação, cada tipo de café recebe um tratamento diferente e um cuidado especial na secagem para extrair o que tem de melhor. Até os grãos verdes, que costumam ser um problema quando misturados aos maduros, transformam-se em café com qualidade para exportação. No fim das contas, mais de 90% de tudo o que é produzido tem comprador garantido no mercado externo.

Depois de cumprir 192 exigências, a fazenda conseguiu o certificado de uma das empresas mais respeitadas do mundo. Um café especial do começo ao fim. “O conceito de excelência é tratar o café como bebida, como alimento e não como cereal. A responsabilidade vai até a hora que ele chega na xícara do consumidor lá fora. A gente não produz um produto, a gente produz uma sensação para o consumidor final”, explica Luiz.

Cerca de 50 agricultores da região passaram a seguir normas ambientais, de higiene e segurança do trabalho. Até o fim do ano, eles esperam conseguir a classificação de ‘fair trade’ ou ‘negócio justo’. “Hoje o mundo valoriza esse café principalmente para manter o pequeno produtor na propriedade rural com ganhos satisfatórios”, diz Odemir Capelo, consultor do Sebrae.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário