Café: Resultados do projeto de revitalização da produção devem aparecer nas próximas safras, diz Faep

Publicado em 28/06/2011 07:40
O projeto de revitalização da produção do café no estado envolve uma série de órgãos e entidades ligadas e a mecanização é uma das principais estratégias. Segundo o coordenador da Comissão Estadual do Café na Federação da Agri­cultura do Estado do Paraná (Faep), Claudius Faggion Filho, a expectativa é de que a produção volte a crescer a partir de 2012/13.

“O Paraná é deficitário no que diz respeito ao café. Nosso consumo é maior do que a produção. Esperamos chegar em 2015 com uma produção muito maior, capaz de ofertar demanda para as indústrias do estado”, afirma.

Ainda de acordo com Fag­gion, o plano lançado em outubro do ano passado envolve a criação de unidades para beneficiamento do café e difusão de tecnologia; reescalonamento do passivo dos produtores e o pedido para reenquadramento junto ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

A conscientização dos agricultores também faz parte do projeto.“O cafeicultor precisa fazer um trabalho de gestão em sua propriedade, que saiba qual a sua capacidade de pagamento, se é vantajoso produzir café especial para agregar”, afirma Faggion. “Hoje não há espaço para quem não faz um trabalho profissional, com planejamento”.

Tags:

Fonte: Gazeta do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Principal feira de cafés especiais da América do Norte pode gerar US$ 65 mi ao Brasil
Com chuva e estoques no radar, robusta perde mais de 7% e arábica mais de mil pontos em NY
Presidente da BSCA recebe o Oscar do Agronegócio
Com forte correção nos preços, robusta recua mais de 4% e arábica perde 3% em NY
Café/Cepea: Arábica a robusta saltam 200 reais/sc em abril