Colheita de café avança na Zona da Mata de Minas Gerais e atinge 45%

Publicado em 07/07/2011 14:07 531 exibições
Expectativa para 2011 é de safra de 700 mil sacas para a região.
Os trabalhos de colheita de café avançam na região de atuação da Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Caratinga (Coopercafé), na Zona da Mata de Minas Gerais. No total, estima-se que 45% da safra 2011 já foi colhida.

Segundo o gerente de comercialização da cooperativa, Paulo Tavares, as regiões de altitude menos elevada e clima mais quente já adiantaram os trabalhos e alguns pequenos produtores já até terminaram de colher. Porém, nas lavouras localizadas em altitudes mais altas a apanha ainda é lenta, pois a incidência de café verde é grande e, principalmente, a mão-de-obra é deficiente.

Apesar de um ano de baixa na produção, dentro do ciclo de bienalidade da cultura no país, a expectativa é de safra praticamente 100% superior a do ano passado, que foi decepcionante na região. Para Tavares, a safra será de melhor produção e melhor qualidade, para somar aos bons preços. A estimativa é de colheita de 700 mil sacas para a região.

No mercado físico, os negócios avançam lentamente.

– O produtor vai vendendo o que precisa para fazer frente às despesas de colheita – apontou Tavares.

As vendas da nova safra ainda são tímidas, estima-se que do total colhido, cerca de 10% a 15% já tenha sido negociado, enquanto apenas 0,5% da safra passada ainda não foi vendida.

Tags:
Fonte:
Agência Safras

0 comentário