Exportação brasileira de café bate recorde

Publicado em 08/07/2011 07:33
O Brasil encerrou em junho o melhor ano-safra da história no que diz respeito às exportações de café. De acordo com dados divulgados ontem pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), o Brasil embarcou 34,92 milhões de sacas da commodity, volume 17% maior do que o apurado no ano-safra anterior. Já a receita cambial saltou 65% e alcançou US$ 7,39 bilhões, depois de ter crescido apenas 8,6% ao longo das três safras anteriores.

Considerando o primeiro semestre de 2011, os embarques de café verde cresceram 16%, para 14,72 milhões de sacas. Os resultados foram impulsionados pela alta dos preços internacionais do café, que praticamente dobraram desde setembro do ano passado, mesmo com uma safra recorde no Brasil. Em nota, o diretor-geral do Cecafé, Guilherme Braga, afirmou que safras abundantes "já não significam pressão sobre os preços" e que o país "encontrou mercado para sua produção maior".

A expectativa é de que os embarques diminuam na nova safra, que começou no dia 1º de julho e se estende até junho de 2012. Por causa da bienalidade do café, o Brasil deverá colher uma safra 9,5% menor, de acordo com as estimativas oficiais. Mesmo assim, o Cecafé espera uma receita "ligeiramente maior", sustentada pelos preços elevados. O aumento do demanda global em velocidade superior à da oferta e o enxugamento dos estoques nos últimos anos mantêm um cenário de aperto no mercado de café. O Brasil é o maior produtor e exportador mundial do produto.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário