Café: Mesmo com queda, demanda garante bons preços para o robusta

Publicado em 08/07/2011 11:12 e atualizado em 08/07/2011 11:57
Os preços do robusta subiram até meados de junho, impulsionados pelo aumento da demanda pela variedade. A maior procura pelo robusta, por sua vez, esteve atrelada às elevadas cotações do arábica, que motivaram empresas a aumentar a participação do robusta nos blends.

Nas últimas semanas do mês, no entanto, com o clima favorecendo a colheita brasileira (tanto de arábica quanto de robusta), as cotações internacionais recuaram, influenciando os preços no Brasil.
Segundo colaboradores do Cepea, no Espírito Santo, a colheita do robusta já está
cerca de 70% concluída. Em Rondônia, por sua vez, os trabalhos já estão próximos do
encerramento, mas não há estimativas de volume.

É preciso considerar, também, que a oferta mundial de robusta será maior nesta safra. Segundo o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), a safra mundial 2011/12 desta variedade deve totalizar 54,9 milhões de sacas, volume 5,4% superior ao da temporada anterior.
Para o Vietnã, maior produtor de robusta do mundo, a safra 2011/12 deverá ser 10%
maior que a passada, atingindo 20,6 milhões de sacas de 60 kg. O motivo do crescimento na produção vietnamita, ainda segundo o USDA, seria o aumento dos investimentos no país e a conseqüente melhor produtividade nos cafezais locais. Além disso, o Vietnã deverá ser beneficiado por um bom regime de chuvas, diferente do ocorrido no ano passado.

No Brasil, o USDA estima que a produção de robusta deve aumentar cerca de 1,8 milhão de sacas, atingindo o recorde de 14,5 milhões de sacas, com o clima favorecendo a produtividade – em maio, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) estimou a produção brasileira de robusta em 11,36 milhões.

Agentes capixabas, por sua vez, acreditam que o volume produzido no Brasil será entre
os dois valores oficiais – em torno de 13 milhões de sacas de 60 kg.

Clique aqui e confira a análise na íntegra.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário