Preço da saca de café e exportações recuam em julho

Publicado em 27/07/2011 07:44
O preço da saca de café teve uma queda em torno de 7% desde o dia 1º de julho. A saca no sul de Minas Gerais estava sendo comercializada a R$ 470 no início de julho, agora, no fim do mês, o preço fechou em R$ 436.

O analista de mercado e especialista em café Eduardo Carvalhaes explica que o problema concentrado nas economias da Europa e Estados Unidos derrubou as Bolsas de Mercadorias no mundo todo e as de café foram junto frustrando o preço interno também.

2011 é ano de safra baixa, mas a qualidade está sendo boa, pois o clima ajudou na fase final. Já a produtividade vai ficar um pouco abaixo do que foi estimado pelo governo, o Brasil deve colher em torno de 43 milhões de sacas.

Sobre o andamento da produção nos países concorrentes ao Brasil, a América Central e a Colômbia enfrentam problemas climáticos. Já o Vietnã, segundo maior produtor e exportador de café do mundo, o problema gira em torno dos embarques e cumprimento dos compromissos de exportação.

Tags:

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sudoeste de MG: Após chuvas irregulares e queda de chumbinho elevada, produtores de preparam início da safra de arábica
Plataforma Global do Café: Brasil sai na frente mais uma vez e trabalha em grande projeto de cafeicultura regenerativa
Café: Em mais uma semana agitada, arábica recua 3,03%, mas robusta avança 1,74%
illy: Café mais sustentável do mundo está no Brasil e apesar das cobranças, mercado já sabe disso
Café em Prosa #163 - Em busca da qualidade para todo tipo de consumidor: ABIC participa de uma das mais importantes feiras de café do mundo