Café 2011/12: Agência Safras estima colheita em 92%

Publicado em 24/08/2011 15:44
"Com uma cara muito boa, o mercado de café avança bem refletindo temores no abastecimento, insegurança climática”, explica Gil Barabach, analista sênior da consultoria Safras & Mercado.
A colheita de café da safra brasileira 2011/12 está em 92% do total a ser produzido, até 17 de agosto. O número faz parte do levantamento semanal de SAFRAS & Mercado para a evolução da colheita da safra. A colheita está adiantada em relação a igual período do ano passado, quando 87% da safra 2010/11 estava colhida. Na semana anterior a colheita estava em 88%.

Tomando por base a estimativa de SAFRAS para a produção de café do Brasil em 2011/12, de 47,7 milhões de sacas de 60 quilos, é apontado que foram colhidas 43,75 milhões de sacas (92%).

"Com uma cara muito boa, o mercado de café avança bem refletindo temores no abastecimento, insegurança climática e a forte retranca vendedora. Depois do susto financeiro, parece que o café resolveu mesmo assumir uma direção e subir. A geada do começo de agosto no Sul de Minas, embora ainda com informações desencontradas em relação a sua extensão, serviu de apoio para esse avanço", avalia o analista de SAFRAS, Gil Barabach.

Segundo o analista, independente do tamanho dos estragos que possa ter causado, o frio intenso serviu para relembrar aos envolvidos o panorama de aperto no mercado mundial de café. "E a partir daí os fundamentos e os cenários foram revisitados, trazendo a realidade do abastecimento de novo à tona. E os baixos estoques fazem com que pequenas quedas na produção tenham um efeito amplificado no mercado", conclui.

Tags:

Fonte: Agência Safras

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Onda de calor no Brasil consolida ganhos do café arábica no fechamento desta 6ª feira (26)
Após Natal, preços do café arábica trabalham em campo misto em NY nesta 6ª (26)
Mais da metade do café analisado em compras públicas no Paraná apresenta fraude, aponta fiscalização
Dedicação e resiliência: Desafios climáticos não conseguiram abalar a qualidade dos cafés brasileiros
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã