Cooxupé: perda de rendimento do benefício chega a 10%

Publicado em 25/08/2011 12:45
A perda de rendimento no benefício do café está em torno de 10% na safra 2011 na região de atuação da Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé). A avaliação é do coordenador de desenvolvimento técnico da Cooxupé, Mário Ferraz de Araújo. Segundo ele, o veranico de janeiro e fevereiro prejudicou a safra na fase de enchimento de grão, e isso vai afetar a produção, com os produtores precisando de "mais café" para formar uma saca de beneficiado.
 
Segundo Araújo, o clima neste momento é favorável à colheita e secagem, mas há essa reclamação dos produtores sobre o rendimento do café. A qualidade da safra, entretanto, é muito boa.
 
Na região de atuação da Cooxupé, que envolve o sul de Minas Gerais, cerrado mineiro e também uma parte de São Paulo, os trabalhos estão na reta final. Araújo observa que neste momento o que resta é mais a varrição/repasses. "Até o fim de agosto a colheita termina no sul de Minas e São Paulo, restando depois o cerrado, que termina na primeira quinzena de setembro", afirma.
 
Levantamento da Cooxupé na semana entre 14 e 20 de agosto apontou que a média da colheita nas áreas de atuação da cooperativa chega a 88%. Na área em que atua em São Paulo, a Cooxupé aponta colheita em 90%; no sul de Minas Gerais em 75%; e no cerrado mineiro em 75%.

Tags:

Fonte: Agência Safras

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Sem físico no Brasil, bolsas têm novos ajustes nos preços nesta 4ª feira
Café: Nova York e Londres estendem baixas no primeiro pregão de maio
Em dia de baixas generalizadas, arábica recua mais de mil pontos em Nova York
Cecafé promove evento na UE para atestar que cafés do Brasil atendem novas regras
Café acompanha dia de aversão e recua mais de mil pontos em Nova York